O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Série Especialistas

Uso da varanda impacta no visual da fachada do condomínio

Morador precisa ter cuidados para não alterar o visual do prédio

Por Thais Matuzaki
17/07/19 10:40 - Atualizado há 7 meses
WhatsApp
LinkedIn
Morador precisa ter cuidados para não alterar o visual do prédio

Apesar de ser considerado um espaço privativo, a varanda também faz parte da área comum do condomínio, uma vez que compõe a fachada.

Isso significa que o morador não pode utilizar o local como bem entender; em caso negativo, são grandes as chances de ter o caso enquadrado como alteração de fachada.

Envidraçar, pintar de outra cor, pendurar bicicleta ou retirar caixilhos são algumas das regras que as convenções do condomínio costumam impor no sentido de preservar a harmonia arquitetônica do prédio. 

Neste vídeo, o advogado Rodrigo Karpat alerta que situações como as citadas acima são comuns e têm parado nos tribunais. Ele pondera, no entanto, que é possível controlar certos casos com o aparato da convenção ou da assembleia. 

Confira!

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...