O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Varanda desabou

Primeira análise mostra falta de manutenção em edificio de Fortaleza

Publicado em: quinta-feira, 5 de março de 2015

Avaliação preliminar indica falta de manutenção em prédio, diz Crea-CE

Varanda de edifício residencial desabou nesta segunda e matou operário. Comissão vai elaborar laudo técnico apontando causas do acidente. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura Secção Ceará (Crea-CE) instituiu nesta terça-feira (3), uma comissão para inspecionar o edifício Versailles, onde ocorreu o desabamento da varanda do apartamento do primeiro andar, na tarde desta segunda-feira (2), causando a morte de um operário e deixando feridos outros dois.

“A comissão é formada por quatro engenheiros indicados pelo Crea-CE e dois da construtora responsável pelo edifício. Eles vão trabalhar em cima de um laudo para detectar as causas do acidente e a situação do edifício”, explica o engenheiro civil Victor Frota Pinto, presidente do Crea-CE. O laudo da entidade sai em 30 dias.

Desde a tarde desta segunda-feira (2), os moradores do Edifício Versailles, localizado na esquina das ruas Ana Bilhar e Joaquim Nabuco, no Bairro Meireles, em Fortaleza, deixaram os apartamentos e a área foi interditada para evitar novos acidentes.

Segundo moradores do edifício, a estrutura da varanda estava rachada desde o fim de semana e a jardineira estava pesada com as chuvas. "O prédio está isolado, todos os apartamentos foram evacuados até que se tenha um laudo técnico de engenharia para que se possa novamente retornar a habitação", explicou o bombeiro Carlos Viana. Para o presidente do Crea, numa avaliação preliminar é possível identificar que a falta de manutenção do edifício foi uma das causas do acidente. “Tudo precisa de manutenção. Nosso carro previsa de revisão, a gente faz exames periódicos, com a moradia é a mesma coisa. É possível morar a vida inteira em uma mesma casa ou apartamento, desde que sejam realizadas manutenções preventivas”, alerta.

No caso específico do Edifício Versailles, ele cita o problema com as jardineiras. “As plantas eram colocadas direto nas jardineiras localizadas em volta de toda a varanda. A umidade permanente oxidou as ferragens, que seguravam o concreto, e elas se esfarelaram, ficando sem sustentação”, diz.

O problema começou a aparecer em forma de grandes rachaduras. Um engenheiro foi chamado pela administração do edifício, segundo Victor Frota, que recomendou o imediato escoramento. “O problema é que este trabalho não teve nenhum acompanhamento técnico. Não basta chamar um pedreiro para fazer o escoramento, as escoras precisam estar nos locais corretos e isso só quem pode dizer é um engenheiro”, explica. Segundo ele, o condomínio foi notificado por não ter responsável técnico para a obra.

Inspeção Predial

A lei nº 9.913/2012, aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza, torna obrigatória a inspeção técnica periódica em edifícios residenciais, comerciais e industriais da cidade. Mesmo aprovada, a lei não está em vigor porque falta o decreto de regulamentação e a sanção do prefeito Roberto Cláudio. “Se a cultura não mudar, se não se começar a fazer manutenção preventiva nas edificações, problemas maiores podem ocorrer, já que a cidade está a cada dias mais verticalizada e os edifícios mais antigos, precisando de manutenção”, alerta o presidente do Crea-CE.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...