Coluna: De Olho no Mercado

Vigilância virtual segura

Observação da rua do condomínio também é fundamental para segurança

17/09/15 05:17 - Atualizado há 8 anos

Nos grandes centros urbanos, condomínios dos mais diversos portes, não raro, contam com vigilante presencial fora da portaria sete dias por semana. Em muitos locais, é mais de um profissional por turno, dependendo do número de entradas do empreendimento. Tudo isso para oferecer mais segurança a quem mora no local, apesar dos altos custos envolvidos, uma vez que gastos com pessoal lideram os orçamentos dos condomínios.

Pensando em oferecer uma solução de segurança para condomínios com esse perfil, a White, empresa especializada em segurança remota de condomínios, desenvolveu a vigilância virtual segura. Um produto pensado para os condomínios que querem combinar a redução de custos com aumento do nível da segurança.

“Nossa ideia é oferecer um produto altamente tecnológico e preventivo para condomínios que se preocupam com a segurança de seus moradores, enquanto os mesmos estão do lado de fora do edifício – e que atualmente têm gastos elevados nesse setor”, argumenta Delson Coelho, diretor da White.

Como funciona

Com câmeras de alta tecnologia e softwares de análise de vídeo comportamental, é possível a nossos operadores vigiar todo o perímetro externo do empreendimentoe ainda se antecipar a uma série de comportamentos suspeitos parametrizáveis, o que melhora consideravelmente a segurança do condomínio.

“Se uma pessoa entrar no perímetro da câmera e se esconder atrás de um arbusto, por exemplo, no mesmo momento o operador recebe um aviso, por um pop-up na sua tela. Ele é obrigado a responder a isso. Caso realmente seja alguém se escondendo, o operador pode chamar a polícia”,exemplifica Delson.

Os operadores remotos estão sempre em contato com os funcionários da portaria, assegurando que o momento é adequado para abertura dos portões, ou para avisar e se antecipar, caso um morador esteja vulnerável a alguma ação criminosa na rua.

Outras facilidades do software usado para a vigilância virtual ajudam a acompanhar e a monitorar carros e pessoas que passem por diversas vezes na rua. O sistema ajuda a reconhecer a placa do carro, e dá também o tempo exato que a pessoa demora para atravessar o perímetro do condomínio.

“Com esta tecnologia conseguimos ajudar a polícia a agir rapidamente quando a acionamos, subsidiando-a com informações precisas e atualizadas quanto ao evento, como placa, tipo modelo e cor do veículo, características dos suspeitos, bem como com o fornecimento de gravação em alta qualidade, para efeito de investigação, completa Delson.

Esse serviço também faz uso de biometria para a entrada de moradores, para se ter certeza de que quem está entrando não é um bandido. Prestadores de serviço também são obrigados a deixar suas digitais no leitor biométrico, o que acaba afastando os falsos funcionários de empresas de telefonia e concessionárias.

Vale salientar que esses dados e registros ficam gravados no condomínio, em nossa central de monitoramento e na nuvem. Para que haja segurança de procedimentos e redundância, é necessário ao condomínio a contratação de dois provedores de internet.

Valor

“Nossa solução de vigilância virtual equivale, geralmente, a 50% do custo de um posto de vigilância presencial. Como geralmente os condomínios estão com gargalos de investimento, a mensalidade do serviço engloba também o aluguel dos equipamentos, que fica à disposição em regime de comodato”, aponta Delson.

Também está incluído nesse valora manutenção dos equipamentos, que é feita pela própria empresa.

Perfil

Ao contrário da portaria virtual, que funciona melhor para condomínios menores, a vigilância virtual segura é indicada para condomínios de todos os portes.

(**) A coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários.
Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva
aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.