Manutenção

Vistoria predial

Pela segurança de todos, manutenção periódica na rede elétrica é fundamental

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Benefícios da Vistoria Predial

Desde que entrou em vigor na cidade do Rio de Janeiro, a lei de autovistoria ainda é alvo de muitas dúvidas. Se para alguns ela tem um importante papel na sociedade, para outros veio como mais uma forma da prefeitura arrecadar dinheiro. Independente das opiniões, a autovistoria é uma lei, e já que precisa ser cumprida destacamos alguns benefícios da vistoria predial.

Grandes incêndios como uma loja atacadista em Madureira (Nov/14), Loja de Artigos de Festas no Saara (Dez/14), ilha de edição de uma emissora de TV (Abri/14), incêndio em um data center de uma empresa de Telecomunicações no centro do RJ (Jul/12), entre outros, tiveram como origem um desarranjo elétrico com geração de calor, e consequente combustão de materiais próximos.

Na maior parte dos imóveis, tanto residenciais quanto comerciais, os reparos ou manutenção na rede elétrica são feitos quando surgem problemas ou quando há necessidade de expansão, e isso pode ser fatal. Instalações mal conservadas ou com erros de dimensionamento podem causar uma grande destruição em seu patrimônio, em caso de uma fuga de tensão com geração de calor, um incêndio pode se deflagrar a qualquer momento. Outro fato muito comum é a de que os incêndios também decorrem devido às alterações e adaptações mal feitas, muitas vezes por pessoas leigas.

A maioria dos incêndios ocorre devido à falta de manutenção periódica nas instalações elétrica, que em sua maioria não atendem as necessidades dos equipamentos elétrico/eletrônicos utilizados hoje em dia. Por isso, a Vistoria Periódica serve também para garantir a segurança nas instalações elétricas de toda a edificação.

A instalação elétrica de baixa tensão deve seguir as normas de segurança estabelecidas pela NBR-5410 da ABNT e Norma Reguladora n.º 10 do MTE. É imprescindível que este serviço seja feito por um profissional capacitado, mediante ART (anotação de responsabilidade técnica) junto ao CREA. Em imóveis que a construção estiver finalizada, um engenheiro deve fazer uma vistoria para verificar se a normas NBR-5410 e Nr 10 estão sendo atendidas, inclusive pelas atualizações.

Faça uso do instrumento obrigatório da vistoria predial, cobre do profissional contratado uma analise minuciosa da instalação elétrica do seu imóvel. Seguindo esses cuidados você evita, em grande parte, incêndios por problemas na rede elétrica das residências.

Abaixo separei algumas dicas FUNDAMENTAIS para evitar acidentes em seu patrimônio.
  1. Instalação elétrica muito antiga, com componentes obsoletos, fios descascados, amassados, fora de conduites, ou com corrosão na capa isolante, devem ser substituídos imediatamente;
  2. Em caso do disjuntor desarmar com frequência, chame um eletricista para fazer a manutenção da rede elétrica;
  3. Nunca deixe cortina, tapete, madeira e materiais com fácil combustão, em contato com fios, tomadas ou qualquer parte da instalação, caso ocorra alguma anomalia eles podem pegar fogo;
  4. Faça a manutenção periódica de todo o circuito elétrico com um profissional qualificado;
  5. Em caso de se ausentar por muito tempo do local, desligue todos os aparelhos, ou até mesmo a rede elétrica;
  6. Quando houver  oscilação de energia tire todos os aparelhos das tomadas, isso evita inclusive que eles danifiquem;
  7. Fique atento à temperatura dos fios dos aparelhos. Se esses estiverem aquecidos, chame um profissional especializado para analisar a situação;
  8. Ligue apenas um aparelho por tomada. Caso o contrário, a corrente elétrica aumenta, sobrecarregando a tomada podendo evoluir para um incêndio;
  9. As tomadas e disjuntores devem ficar distantes de pias, torneiras ou de outros locais onde há água. Se isso não for possível, tome cuidado para que estes não entrem em contato com líquidos.

Samuel Thomaz é Engenheiro Mecânico e de Segurança