O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Elias de Godoy

Cuidados com as "caronas" na portaria do condomínio

Criminosos aproveitam entrada ou saída de morador para passar pela portaria sem suspeitas. Especialista reforça a importância do treinamento de funcionários e cita sistemas que podem apoiar a segurança

29/09/20 03:49 - Atualizado há 3 anos
WhatsApp
LinkedIn
Criminosos aproveitam entrada ou saída de morador para passar pela portaria sem suspeitas. Especialista reforça a importância do treinamento de funcionários e cita sistemas que podem apoiar a segurança

Por José Elias de Godoy*

No último mês de agosto, duas mulheres foram presas por invadirem condomínios e furtarem mais de 100 bicicletas em diversos prédios na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A matéria saiu com a seguinte notícia: Imagens mostram a audácia de criminosos em furtos de bicicletas no Rio; duas mulheres foram presas - Furtos eram praticados em prédios da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel por volta das 19h. Câmeras de segurança mostraram os ladrões entrando nos condomínios. [...] Elas entram nos condomínios tranquilamente, aproveitando a saída e entrada de moradores. Em outras imagens, elas aparecem com bicicletas no elevador do prédio e também na garagem. (Fonte: G1). 

Esta ocorrência não é a única que vem acontecendo ultimamente, mas um infeliz exemplo em que espelha a realidade sobre a segurança em edifícios.

No caso citado, especificamente, podemos tirar uma lição básica da fragilidade e vulnerabilidade das portarias no que diz respeito a um efetivo e eficiente controle de acesso.

Deve-se permitir a entrada uma pessoa por vez pela passagem de pedestres, evitando-se assim, a famosa invasão por meio de "carona" ou "vácuo" enquanto entram ou saem os moradores, visitantes ou prestadores de serviços em geral.

Visto isto, deduzimos que há a necessidade de termos, no mínimo, clausuras intertravadas, que são os duplos portões com sensores que impedem a abertura do portão posterior se o anterior não estiver fechado. Outra barreira é a catraca eletrônica que serve para controlar o fluxo de pessoas ao interior do prédio.

Não podemos nos esquecer dos torniquetes que servem para oferecer um rigoroso controle de acesso em ambientes restritos e de alto fluxo, sendo este o que mais restringe a movimentação dos pedestres.

Todos esses equipamentos têm como objetivo principal individualizar os acessos desses locais visto que, o fundamental conceito, é a separação de vidas a fim de dificultar ações como vimos na matéria acima. O ideal é que todo esses equipamentos estejam ligados a um sistema de controle biométrico e digital.

Outra medida importante é para que os funcionários dos condomínios sejam, constantemente, orientados para efetuarem um rigoroso controle com todos, para que não se impressionem com as aparências e não permitam a entrada de estranhos junto aos moradores sem a devida identificação.

Através disto, deve-se insistir para que o colaborador confirme a identidade das pessoas que querem entrar no condomínio e a veracidade de tais informações. Para tanto, deve-se ter o cadastro atualizado de todos moradores bem como de seus familiares e empregados

Cabe lembrar que somente se libera a entrada de qualquer estranho ao prédio quando houver autorização expressa do morador e não, simplesmente, se guiar pela aparência ou por estar acompanhando um condômino ou mesmo se achar que conhece as pessoas.

Para tanto, há a necessidade de que os empregados sejam treinados e preparados para exercerem sua função, principalmente aquelas que dizem respeito à segurança do prédio. Tudo isto visando o bem-estar e proteção de todos.

(*) Consultor de Segurança em Condomínios pela empresa SUAT e autor dos livros "Manual de Segurança em Condomínios" e “Técnicas de Segurança em Condomínios".

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet