SíndicoNet

Condomínios com Síndicos Profissionais Triplicam em 8 anos

Segundo Censo SíndicoNet, de 2013 para 2021, índice saltou de 6% para 18%. Confira onde estão os síndicos profissionais e a oportunidade de profissionalização

18/08/21 08:37 - Atualizado há 2 anos
Síndicas profissionais assinando contrato com condomínio

O percentual de condomínios que optam por síndicos profissionais vem crescendo nos últimos anos. É o que aponta o Censo SíndicoNet. De acordo com o levantamento feito em 2021, 18% dos condomínios possuem síndicos profissionais.

Esse índice era de 15% em 2020 e 6% em 2013 - em oito anos, triplicou. Em 10% dos empreendimentos, os síndicos profissionais já atuam há mais de uma gestão. A amostra indica também que 9% dos condomínios contam com síndicos profissionais em sua primeira gestão e 4%, apesar de não terem ainda, estão pensando em contratar síndicos profissionais para seus condomínios.

Gráfico

Leia mais sobre o Censo SíndicoNet 2021:

Onde estão os síndicos profissionais?

O Censo SíndicoNet revela que, das 5 mil pessoas ouvidas, 927 são síndicos profissionais. E eles estão principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Ceará. O restante está nas demais capitais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

“É nítido que temos uma evolução da profissão de síndico de condomínio há alguns anos. Trata-se de um universo com muito potencial a ser explorado. O trabalho é desafiador, com muitas responsabilidades e nível de exigência cada vez mais elevado por parte dos moradores, mas existe um mar de oportunidades para quem quer se capacitar e seguir a carreira de síndico profissional no Brasil”, afirma Julio Paim, fundador do SíndicoNet

Outro dado da pesquisa que reforça essa realidade é que 30% consideram a atividade do síndico muito mais relevante do que antes da pandemia e 28% veem como mais relevante que antes.

Quando questionadas sobre a ascensão da carreira dos síndicos profissionais, 57% das administradoras consideram como algo positivo para o setor condominial.

Aumento no volume de demandas dos moradores

A pesquisa mostra também que, com a pandemia, o volume de demandas por parte dos moradores como pedidos, críticas, conflitos entre outras, aumentou para 41% dos entrevistados, duplicou para 8% dos respondentes e triplicou para 4%.

O levantamento revela ainda que o volume de demandas nos condomínios mais que triplicou para outros 4% das pessoas ouvidas.

O Censo SíndicoNet é realizado a cada três anos com os principais públicos do setor condominial em todo o país e a edição 2021 foi feita nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal de 29 de março a 8 de abril de 2021.

Fonte: Censo SíndicoNet 2021