O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

SíndicoNet

5 maiores desafios de síndicos de condomínios com a pandemia

Pesquisa do SíndicoNet revela as principais questões enfrentadas por síndicos, gestores e administradoras de condomínios em mais de um ano de pandemia da Covid-19

Por SíndicoNet
07/07/21 06:23 - Atualizado há 15 dias
WhatsApp
LinkedIn
Pesquisa do SíndicoNet revela as principais questões enfrentadas por síndicos, gestores e administradoras de condomínios em mais de um ano de pandemia da Covid-19

Moradores problemáticos, restrições às áreas de lazer, barulhos, reclamações em geral e aumento de encomendas são os cinco principais problemas vivenciados em condomínios pelos cerca de 3.200 síndicos de todo o Brasil participantes do Censo SíndicoNet 2021.

“A situação que todos vivemos há mais de um ano tornou a vida em condomínios muito mais dinâmica. Não há dúvidas que os síndicos estão sendo mais desafiados em suas gestões e têm responsabilidades crescentes no atual cenário. Mas vale ressaltar que a atitude e a colaboração de todos são fundamentais”, afirma Julio Paim, CEO e fundador do SíndicoNet.

Realizado com mais de 5 mil pessoas em todo o país, entre síndicos moradores, síndicos profissionais, administradoras de condomínios, subsíndicos, conselheiros, presidentes e diretores de associações e condôminos. A pesquisa foi realizada nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal de 29 de março a 8 de abril de 2021.

Além dos cinco principais problemas enfrentados por síndicos na pandemia, confira também nesta matéria os cinco desafios do síndico de forma geral e dos síndicos profissionais. Também indicamos matérias publicadas em nosso portal com soluções para cada um dos problemas apontados, cumprindo nossa missão de apoiar gestores em seus desafios.

Veja outros resultados do Censo SíndicoNet 2021:

1º Desafio: Moradores problemáticos

Com grande parte da população condominial vivendo mais tempo nos empreendimentos, o principal desafio vivenciado em condomínios são “Condôminos problemáticos”, apontado por 46% dos entrevistados.

Moradores problemáticos

2º Desafio: Restrições às áreas de lazer

A segunda situação observada por 42% das pessoas participantes do censo foram as restrições a áreas de lazer, como academia, piscinas, playgrounds, churrasqueiras e salões de festas.

3º Desafio: Barulhos em geral 

Apontado em 41% das respostas está o problema “Barulhos em geral”, que normalmente está entre os campeões de reclamações de boa parte dos condomínios. Com as pessoas permanecendo mais tempo em casa, morando, trabalhando, estudando, crianças confinadas brincando, é natural o aumento da produção de ruídos - e dos incomodados.  

4º Desafio: Reclamações gerais de moradores

Em quarto lugar vem “Reclamações gerais de moradores”, sinalizado em 36% das respostas do Censo SíndicoNet. 

5º Desafio: Aumento do volume de encomendas e delivery

Indicado em 29% das respostas, ocupando o quinto lugar, está o “Aumento do volume de encomendas e delivery”.

O levantamento mostra ainda outros itens que lideram a convivência em condomínios, após um ano de pandemia:

Quais os 5 principais desafios do síndico de forma geral?

Quais os 5 principais desafios do síndico de forma geral?

Com grande parte da população condominial vivendo mais tempo nos empreendimentos devido à pandemia de covid-19, o Censo 2021 do SíndicoNet também elenca os principais desafios que síndicos e gestores enfrentam de forma geral.

“A nova dinâmica da vida condominial mudou muito o comportamento dos moradores. Com mais tempo dentro dos condomínios, eles têm exigido mais dos síndicos e gestores em situações diversas. O novo perfil do síndico exige competências e habilidades cada vez mais completas para acompanhar não só o aumento de demandas por parte dos moradores, mas também estruturais”, afirma Julio Paim, CEO e fundador do SíndicoNet.

Nesta categoria do Censo, o principal desafio enfrentado por síndicos e gestores é a “Manutenção do condomínio”, com 53% (apontado por mais de 1.000 síndicos).

O segundo problema mais frequente, observado por 38%, é “Mediar conflitos entre moradores”.

Em terceira posição está “Condôminos antissociais”, indicado por 37% dos entrevistados.

"Atender demandas diversas de moradores”, com 29%, é o quarto desafio mais vivenciado em condomínios.

Com 28% das respostas, “Gestão financeira” completa os 5 principais problemas vivenciados por síndicos, gestores e administradoras de condomínios.

A pesquisa mostra ainda que, com a pandemia, o volume de demandas por parte dos moradores como pedidos, críticas, conflitos entre outras, aumentou para 41% dos entrevistados, duplicou para 8% dos respondentes e triplicou para 4%. O levantamento revela ainda que o volume de demandas nos condomínios mais que triplicou para 4% das pessoas ouvidas.

Principais desafios dos Síndicos Profissionais

Quando olhamos para os síndicos profissionais, os principais desafios apontados por eles são “Captar novos condomínios” (66%), “Ter um sistema eficiente de gestão” (39%), “Gestão de conflitos” (38%), “Conseguir bons fornecedores” (35%) e “Lidar com a concorrência com preço baixo” (34%).

O Censo SíndicoNet é realizado a cada três anos com os principais públicos do setor condominial em todo o país. 

Fontes: Censo SíndicoNet 2021 e conteúdo SíndicoNet.

Matérias recomendadas

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.