O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Conteúdo para Administradoras

Boas práticas para atualizar o regimento interno do condomínio

O regimento interno do condomínio estipula as normas de convivência dos moradores. Esse documento pode e deve ser alterado sempre que for necessário para que o condomínio esteja atualizado tanto nas boas práticas de convivência como perante a legislação, além de evitar processos judiciais

04/08/22 09:18 - Atualizado há 47 dias
WhatsApp
LinkedIn
Caneta repousada acima de vários papéis do regimento interno de um condomínio

O regimento interno, também conhecido como regulamento interno, é um dos documentos mais importantes de um condomínio. Isso porque é nele que estão previstas as principais regras de convivência entre os moradores e entre os condôminos e funcionários.

Assim que uma construtora entrega um empreendimento imobiliário, os primeiros proprietários das unidades do local devem aprovar uma convenção de condomínio.

Esse documento estabelece as principais regras administrativas do local. Além de também englobar o regimento interno.

A convenção de condomínio deve ser registrada em um cartório, juntamente com a primeira versão do regulamento interno. Posteriormente, é possível alterar esses documentos, desde que sejam seguidas algumas regras, para adequá-los à chegada de mais moradores ou a mudanças de hábitos dos condôminos, legislação e convenções sociais.

Continue lendo este texto para entender melhor o que é e como funciona o regimento interno e para saber quando e como esse documento pode ser alterado.

O que é regimento interno?

O regimento interno é um documento que reúne todas as normas de condomínio que tratam sobre a convivência entre os moradores e o uso das áreas comuns. Seu objetivo é evitar conflitos e garantir um ambiente harmonioso.

Nele são tratados assuntos mais relacionados ao dia a dia do condomínio e dos moradores, como:

  • A forma que as áreas comuns serão usadas;
  • Definição do horário de silêncio;
  • Como será a convivência com os animais de estimação;
  • Uso das vagas de garagem;
  • Dias, horários e regras para a realização de mudanças;
  • Como deve ser a conduta dos condôminos e funcionários no condomínio.

Tanto a convenção de condomínio quanto o regimento interno não podem entrar em conflito com a legislação vigente. Além disso, as leis municipais, estaduais e federais estão acima dessas normas.

Também não pode haver no regulamento interno normas abusivas, como a proibição de visitas ou limitação de número de visitantes nos ambientes privados (dentro das casas ou dos apartamentos).

Por que é necessário atualizar o regimento interno do condomínio?

O regimento interno pode ser alterado a qualquer momento, via aprovação em assembleia, e não é necessário registrar em cartório essa modificação.

É importante que o síndico e a administradora do condomínio estejam atentos às mudanças dos hábitos, de comportamento da sociedade ou às requisições dos condôminos que não estão previstas no regulamento interno. Dessa forma, será possível alterar ou atualizar as normas do regimento interno para adequá-lo à nova realidade do condomínio.

No vídeo abaixo, o advogado Jaques Bushatsky detalha qual é o momento ideal para atualizar o documento:

Veja, a seguir, algumas situações que devem provocar mudanças no regimento interno.

Uso dos espaços comuns

Se um novo morador passou a levar muitos visitantes para utilizar as áreas comuns, e isso acabou atrapalhando os outros condôminos a usufruírem desses espaços, será preciso colocar no regimento qual é o número máximo de visitantes que cada morador poderá levar.

Uso da garagem

Se um morador emprestou o controle de garagem dele para alguém que não mora no condomínio e essa pessoa acessa o local como se fosse um condômino, pode ser preciso estipular regras para evitar essa situação.

Uso das áreas externa dos apartamentos

Caso alguns moradores usem as sacadas para pendurar roupas ou toalhas, isso pode prejudicar a fachada do condomínio. Sendo assim, é importante que haja uma norma clara no regulamento interno vetando essa prática.

Convivência com os animais de estimação

Se alguns moradores deixam seus animais soltos pelas áreas comuns, é preciso impor regras sobre como os pets devem ser conduzidos nos espaços de uso compartilhado do condomínio, até mesmo para evitar que os animais se machuquem.

Além das situações citadas acima, podem surgir outras circunstâncias que demandem a atualização ou a alteração de alguma norma do regimento do condomínio.

É importante que as normas estejam sempre atualizadas. Isso porque, caso um morador seja advertido ou multado devido a algum ato que não está previsto no regulamento interno, ele pode processar o condomínio.

Caso o autor da ação ganhe o processo, o condomínio vai precisar arcar com os custos da ação judicial e com a indenização. Sendo assim, para evitar situações como essa, é importante que o síndico esteja sempre atento ao comportamento dos moradores, para sugerir alterações no regimento interno sempre que for necessário.

Como alterar o regimento do condomínio?

Para alterar o regimento interno do condomínio, o síndico precisa convocar uma assembleia com os condôminos e apresentar as propostas de modificação do documento.

As alterações precisam ser aprovadas por maioria simples para entrarem em vigor, e não por dois terços dos condôminos como ocorre com as modificações feitas na convenção do condomínio.

No entanto, há condomínios cuja convenção estabelece o quórum necessário para a alteração do regulamento interno, por isso é importante que a administradora esteja atenta à existência dessa regra para atendê-la.

Após as alterações serem deliberadas e aprovadas, o resultado da votação e as modificações realizadas no regulamento interno precisam ser registradas na ata da assembleia do condomínio.

Depois, é necessário enviar uma cópia desta ata para todos os condôminos, para que eles sejam informados sobre as modificações realizadas no regimento interno.

Não há uma limitação de quantas alterações podem ser feitas no regimento interno do condomínio. Sendo assim o síndico pode propor modificações neste documento sempre que achar necessário.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de ler nosso blog post com as principais diferenças entre regimento interno e convenção de condomínio.

Conteúdo SíndicoNet

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet