Espaço SECOVI

Instituto Ampliar arrecada 3.200 brinquedos doados para o Natal

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Carreata do Brinquedo do Ampliar recolhe 3.200 donativos

Voluntários arrecadaram doações pelas ruas dos Jardins e Cerqueira César, na Capital. Foram mais de quatro horas de trabalho e dedicação

Pelo décimo ano consecutivo, o Ampliar levou às ruas a carreata da Campanha do Brinquedo. Mais de 60 voluntários estiveram presentes. Eles começaram a se concentrar às 9 da manhã de domingo (2/12) e prosseguiram na ação até 14h30, movidos pela vontade de proporcionar um Natal feliz para as crianças atendidas por instituições beneficentes cadastradas pela ONG. O saldo da ação foi positivo: 3.200 brinquedos arrecadados.

Houve a participação de palhaços da ONG Big Riso e integrantes do programa de voluntariado “Energia do Bem”, da Eletropaulo, além de diretores e colaboradores do Secovi-SP e do Ampliar e seus familiares. Unido, esse time eclético percorreu as ruas dos bairros dos Jardins e Cerqueira César, na capital paulista, recolhendo os brinquedos doados por moradores e comerciantes da região.

“Essa ação é prazerosa e muito animada. Foi uma ótima oportunidade de sermos solidários nos divertindo o tempo todo”, afirmou Maria Helena Mauad, presidente do Ampliar. De fato, Mara e Mayara Bernardes -- respectivamente, esposa e filha do presidente do Sindicato, Claudio Bernardes – estavam com o astral nas alturas: “Gostei muito da experiência e pretendo participar mais vezes”, revelou Mara.

Big Riso

Roberta Bigucci, fundadora da ONG Big Riso, foi uma das atrações do grupo de palhaços. Ela, que também é coordenadora de Projetos Sociais Especiais do Secovi-SP, recolheu brinquedos, presenteou as crianças com bexigas em formato de maçã e até andou com um dos skates doados pelos irmãos gêmeos Luiz e Fernando, de 13 anos, moradores de um condomínio na rua José Maria Lisboa. “É muito importante fazer parte de um trabalho tão importante como este”, declarou.

O menino Nicolas, de 7 anos, já sabe da importância desse tipo de iniciativa. Ao lado da mãe, Norma dos Santos, ele estava ansioso no portão do condomínio, aguardando a passagem da carreata. “Ele não via a hora de descer para entregar os brinquedos”, contou Norma. Ela aproveitou para convidar seu vizinho Diego Sabetta, que contribuiu pela primeira vez com a Campanha do Ampliar. “Ano que vem, teremos mais brinquedos do meu filho Miguel, hoje com 18 meses, para doar”, garantiu Sabetta.

Também foi a primeira vez que Joselaine Ramos, assistente administrativa do Secovi-SP há um ano e meio, esteve na carreata. Ela estava na companhia da amiga Dayana Mendes, que aprovou a experiência: as duas dançaram o tempo todo embaladas pelo ritmo das músicas do carro de som cedido pelo Sintracon. “Sempre que tenho oportunidade, participo de ações sociais como voluntária. Eu gosto muito”, disse Joselaine, que tem gratidão e carinho especial pelo Ampliar, pois foi por meio do programa que começou a trabalhar no Sindicato.

“Eu estava fazendo o curso de Contabilidade na Unidade Brigadeiro, quando o professor Jairo me falou de uma vaga no Secovi-SP. Encaminhei o currículo e em pouco tempo comecei como aprendiz. Um ano depois, fui efetivada, e agora trabalho na Biblioteca ”, contou Joselaine.

A Carreata do Brinquedo teve patrocínio e apoio de Granero, AES Eletropaulo, Sintracon-SP, Big Riso, Souza e Reis Gestão, Rebouças Locar, Color Print, Ibraphel Gráfica, J.P. Soluções Gráficas, Sindiconet, CET e Polícia Militar.

Doações

A campanha, que vai até o dia 5/12, pretende atingir oito mil brinquedos. Além da carreata, a campanha recolhe donativos em postos de coleta e em eventos como a Festa do Síndico, realizada dia 30/11, no Expo Barra Funda. “Brinquedos de todos os tipos são bem-vindos: bonecas, bolas, jogos de tabuleiro, bichinhos de pelúcia, carrinhos, entre outros, novos ou usados em bom estado de conservação”, afirma Maria Helena.

Endereços dos postos de coleta, entre outros informações, podem obtidas pelos telefones: (11) 5591-1283/1246, pelo e-mail brinquedo@secovi.com.br ou site www.projetoampliar.org.br/brinquedo .

Fonte: