O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Espaço SECOVI

Câmara de mediação

Mediar pode ser uma boa alternativa para resolver conflitos

Publicado em: quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Conflitos em condomínios, procure a Câmara de Mediação do Secovi-SP

Quando a questão torna-se difícil de resolver, o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) indica ao síndico ou morador que procure a Câmara de Mediação
 
Quando o assunto envolve conflitos em condomínios, a melhor alternativa é solucionar a questão da forma mais simples: por meio de uma boa conversa. Desde 2006, o Sindicato mantém esse serviço que tem como objetivo solucionar, de maneira rápida e simples, os conflitos relacionados ao mercado imobiliário, o que inclui os desentendimentos entre moradores de condomínios. 
 
Em 2013, a Câmara de Mediação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) efetuou 80 mediações, que resultaram em 70 acordos firmados nos diversos segmentos representados pelo Sindicato, com ênfase na área de condomínios. Desde a sua implantação em 2006, o Câmara já efetuou 530 mediações que resultaram em 479 acordos. O índice de sucesso é alto: 90% dos casos resultam em acordo. 
 
Os assuntos mais reclamados na Câmara de Mediação do Secovi-SP são da área de condomínios (60%). Destes, 30% são casos relacionados a barulho, 20% a vazamentos, 20% a vagas de garagem e os outros 20% são referentes a animais, 10% a outros.
 

Vantagens

 
Uma grande vantagem de se utilizar o serviço é a garantia de isenção. "Não existe o risco de uma das partes achar que foi desfavorecida, o que poderia ocorrer se a busca de entendimento fosse empreendida pelo síndico", informa Márcio Chéde, coordenador da Câmara de Mediação do Sindicato. 
 
Como a mediação é um processo sigiloso e voluntário, efetuado por profissionais capacitados e imparciais, as partes são convidadas para uma reunião prévia. Em geral são realizadas três sessões, nas quais o mediador busca resgatar o diálogo entre as partes a fim de chegar a uma solução eficiente, rápida e bem menos custosa que um processo judicial. 
 
A Câmara de Mediação conta atualmente com 10 mediadores. Esses profissionais têm formação em diversas áreas, como Direito, Sociologia, Psicologia e outras carreiras. Para atuarem como mediadores, frequentam um curso específico, que os capacita a conduzir o diálogo entre as partes divergentes de modo a solucionar conflitos e induzir a acordos justos. 
 
Mais informações sobre o serviço, podem ser obtidas pelo telefone (11) 5591-1214 ou no site www.secovi.com.br.

Fonte: http://www.jornaldiadia.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...