O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Check-up e inspeção predial

Chuvas podem abalar a estrutura?

Terrenos vizinhos podem trazer problemas para a estrutura da edificação

Chuvas e obras em terrenos vizinhos podem trazer problemas para a estrutura da edificação. Na entrevista abaixo, o engenheiro civil Sandro Alves de Carvalho fala como lidar com esses problemas, e como preveni-los.

SíndicoNet - Como proceder e se prevenir a respeito de obras em terrenos vizinhos que podem provocar movimentações do solo e danos na estrutura do prédio?

Engenheiro Sandro Alves de Carvalho - Para que uma obra seja feita, antes de tudo, deve-se realizar uma inspeção nas propriedades vizinhas. A vistoria pode ser realizada pela própria construtora, por um técnico especialista ou pela seguradora da empresa. Uma obra pode interferir nas estruturas do solo, acomodações, isso pode ocasionar rachaduras no imóvel. Na realidade, essa inspeção é uma certificação que beneficiará ambos os lados, pois o imóvel pode apresentar rachaduras com o decorrer da obra, antes inexistentes, ou o inverso: a construtora não vistoria os imóveis, e o proprietário agindo de má fé diz que sua propriedade está apresentando fissuras e rachaduras - e quem irá provar o contrário? O correto é sempre fazer e exigir a vistoria.

SíndicoNet - Como saber se um muro está com risco de ruir?

Engenheiro Sandro - Um muro de concreto avisa antes de desmoronar. Basta notar os sinais, a elasticidade do elemento em ruína, as rachaduras, rupturas e até barulhos. Trincas, rachaduras, infiltrações são indícios que o muro não está normal. Vale ressaltar que uma trinca é bem maior que uma fissura, podendo formar em alguns casos uma barriga no concreto, essa trinca pode ser um erro de construção e sempre indica algum tipo de anomalia, por isso deve ser avaliado caso a caso.

SíndicoNet - Como prevenir e lidar com problemas na impermeabilização que geram infiltrações, entupimentos de calhas e outros?

Engenheiro Sandro - Infiltração de água por falhas no sistema de impermeabilização pode gerar danos a alguns metros do local, dificultando sanar o problema. É aconselhável a manutenção nos locais que possam apresentar problemas de infiltração. Fazer uma limpeza geral de calhas e condutores de águas pluviais, bem como drenos de floreiras dos apartamentos, para que haja o escoamento das águas. A limpeza das calhas é muito importante também, realizar a impermeabilização com produtos específicos e de qualidade e limpeza do sistema de drenagem. A manutenção contínua é um ponto importante para a prevenção, com a limpeza correta não haverá acúmulo de água.

SíndicoNet - O que fazer e como prevenir inundação do subsolo (garagens)?

Engenheiro Sandro - Ter um sistema de esgotamento no subsolo. Um "piscinão" que represe a água, pressurize e jogue-a para outro ponto, ou seja, um motor que transporte à água de um ponto para outro, a nível externo, para galerias de águas pluviais, como um sistema de drenagem. Para esses prédios, a limpeza periódica deve acontecer no mínimo anualmente.

SíndicoNet - Quais pisos são menos escorregadios e perigosos quando molhados?

Engenheiro Sandro - Há uma classe de pisos para diversas áreas, tanto externas, quanto internas, capacidade de carga e pisos antiderrapantes, esses são os mais indicados para ficarem em áreas como da piscina, pisos de pedra, que não absorvem muito o calor, com saliências para que o atrito do pé com o solo seja maior e não haja perigo de escorregar.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...