O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Condomínios comerciais

Sistema de segurança devem ser customizados para necessidade local

Publicado em: terça-feira, 15 de outubro de 2013

 Projetos de serviços para condomínios comerciais devem ser customizados

Disso depende a segurança como um todo, tanto de bens como de pessoas.
 
Os condomínios empresariais e comerciais precisam buscar um projeto de serviço que preze por um sistema de segurança apropriado e competente. Não só para manter a salvo os bens materiais e preservar o valor das marcas trabalhadas no local, mas principalmente para resguardar as pessoas que trabalham e circulam no espaço, como funcionários, clientes e visitantes.
 
O projeto de serviço a ser adotado dependerá de vários eventos, como os estilos da edificação; se são prédios, galpões, fábricas ou condomínios de empresas, entre outros. Cada local merece a adoção diferenciada de procedimentos e contratações de serviços terceirizados, como os de portaria, limpeza e segurança etc. Outro fato que merece atenção é a analise da localização, o volume de pessoas que circulam no local diariamente, a quantidade de profissionais qualificados (desde os recepcionistas até os porteiros), assim como todas as entradas e pontos vulneráveis do local. 
 
Essa análise deve ser desenvolvida por uma empresa, que possua um especialista em condomínio e serviço, que dirá o que é mais indicado e prudente: se pode ser um esquema básico ou se precisará de uma estrutura mais complexa e elaborada.  Nesse projeto é fundamental levar em consideração a segurança dos funcionários e clientes que circularão no local, para que todos se sintam seguros. 
 
De qualquer forma, independente do estilo e local da empresa, é muito importante que haja uma identificação obrigatória tanto de funcionários, clientes ou visitantes logo na entrada, quanto na recepção e na garagem. Nos prédios onde é possível a entrada pelo subsolo, sem a necessidade de passar pela recepção, a movimentação nas catracas deve ser monitorada por câmeras, a fim de registrar as imagens das pessoas que utilizam crachás de acesso e também a identificação das placas dos carros. 
 
Existem hoje diversos sistemas de segurança eletrônicos de última geração, que permitem o intercâmbio de tecnologias com objetivo de integrar informações do controle de acesso com as imagens do CFTV – circuito fechado de televisão.  Outro facilitador são os edifícios onde existem elevadores exclusivos para o tráfego entre as garagens e o térreo, obrigando a todos a passarem pela recepção antes de terem acesso aos andares.
 
São fundamentais os serviços de recepção e portaria, com profissionais treinados e preparados para realizar o controle de acesso utilizando um sistema informatizado, onde são cadastrados dados como CPF, RG, empresa e registro fotográfico do visitante. Esse é um trabalho de segurança preventiva, que proporciona agilidade no atendimento aos clientes e visitantes, em suas próximas visitas à edificação ou condomínio, evitando filas, longas esperas e circunstâncias incômodas. 
 
É estratégico um projeto de instalação de CFTV (circuito fechado de televisão), com câmeras posicionadas em locais importantes para segurança como nos acessos às escadas e entradas de elevadores.  Também é imprescindível que as imagens registradas pelo CFTV, sejam cruzadas com as informações geradas pelo controle de acesso. Essas são ferramentas fundamentais para os profissionais de guaritas, portarias ou balcões de recepção.
 
Em um condomínio de empresas de diferentes tamanhos costumam circular muitas pessoas diariamente, por isso, são necessários alguns cuidados para segurança preventiva.  
 
• É importante restringir o número de portas de entrada para o condomínio.
• Todas as entradas devem ter portaria, recepção ou guarita, com catracas, inclusive nas garagens.
• Todos os profissionais tanto de portaria como de recepção precisam ser treinados, ter boa educação e ser vigilantes.
• Os recepcionistas ou porteiros devem informar detalhes dos visitantes e acompanhantes, como nome completo e a empresa que representa.
• As pessoas da empresa que liberam a entrada para a portaria devem estar seguros se devem autorizar a entrada.
• Pessoas sem documento de identificação não devem receber permissão de entrada.
• O visitante precisa ser orientado a colocar o crachá de identificação de forma visível.
• Cabe à recepção ou portaria informar com clareza o local onde o visitante ou cliente deve se dirigir.
• Observar se a pessoa se dirige ao local correto, caso contrário é necessário informar ao segurança do local. 
 
Por tudo isso, é recomendável a contratação de uma empresa terceirização de serviços idônea, que treine seus profissionais quanto ao tratamento de pessoas, segurança de comportamento e quanto a situações perigosas e o uso correto das novas tecnologias de monitoramento de imagens - equipamentos essenciais para garantir a segurança dos funcionários de condomínios comerciais. 
 
Os funcionários das empresas também devem colaborar para o bom desenvolvimento da portaria, recepção ou guarita das empresas, pois a liberação de carros ou pessoas dependerá de uma liberação interna.  Essa participação harmônica auxilia a segurança de todos e também do patrimônio e da marca que representam.  

Fonte: http://www.segs.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...