O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Condomínios comerciais

Sistema de segurança devem ser customizados para necessidade local

terça-feira, 15 de outubro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Projetos de serviços para condomínios comerciais devem ser customizados

Disso depende a segurança como um todo, tanto de bens como de pessoas.
 
Os condomínios empresariais e comerciais precisam buscar um projeto de serviço que preze por um sistema de segurança apropriado e competente. Não só para manter a salvo os bens materiais e preservar o valor das marcas trabalhadas no local, mas principalmente para resguardar as pessoas que trabalham e circulam no espaço, como funcionários, clientes e visitantes.
 
O projeto de serviço a ser adotado dependerá de vários eventos, como os estilos da edificação; se são prédios, galpões, fábricas ou condomínios de empresas, entre outros. Cada local merece a adoção diferenciada de procedimentos e contratações de serviços terceirizados, como os de portaria, limpeza e segurança etc. Outro fato que merece atenção é a analise da localização, o volume de pessoas que circulam no local diariamente, a quantidade de profissionais qualificados (desde os recepcionistas até os porteiros), assim como todas as entradas e pontos vulneráveis do local. 
 
Essa análise deve ser desenvolvida por uma empresa, que possua um especialista em condomínio e serviço, que dirá o que é mais indicado e prudente: se pode ser um esquema básico ou se precisará de uma estrutura mais complexa e elaborada.  Nesse projeto é fundamental levar em consideração a segurança dos funcionários e clientes que circularão no local, para que todos se sintam seguros. 
 
De qualquer forma, independente do estilo e local da empresa, é muito importante que haja uma identificação obrigatória tanto de funcionários, clientes ou visitantes logo na entrada, quanto na recepção e na garagem. Nos prédios onde é possível a entrada pelo subsolo, sem a necessidade de passar pela recepção, a movimentação nas catracas deve ser monitorada por câmeras, a fim de registrar as imagens das pessoas que utilizam crachás de acesso e também a identificação das placas dos carros. 
 
Existem hoje diversos sistemas de segurança eletrônicos de última geração, que permitem o intercâmbio de tecnologias com objetivo de integrar informações do controle de acesso com as imagens do CFTV – circuito fechado de televisão.  Outro facilitador são os edifícios onde existem elevadores exclusivos para o tráfego entre as garagens e o térreo, obrigando a todos a passarem pela recepção antes de terem acesso aos andares.
 
São fundamentais os serviços de recepção e portaria, com profissionais treinados e preparados para realizar o controle de acesso utilizando um sistema informatizado, onde são cadastrados dados como CPF, RG, empresa e registro fotográfico do visitante. Esse é um trabalho de segurança preventiva, que proporciona agilidade no atendimento aos clientes e visitantes, em suas próximas visitas à edificação ou condomínio, evitando filas, longas esperas e circunstâncias incômodas. 
 
É estratégico um projeto de instalação de CFTV (circuito fechado de televisão), com câmeras posicionadas em locais importantes para segurança como nos acessos às escadas e entradas de elevadores.  Também é imprescindível que as imagens registradas pelo CFTV, sejam cruzadas com as informações geradas pelo controle de acesso. Essas são ferramentas fundamentais para os profissionais de guaritas, portarias ou balcões de recepção.
 
Em um condomínio de empresas de diferentes tamanhos costumam circular muitas pessoas diariamente, por isso, são necessários alguns cuidados para segurança preventiva.  
 
• É importante restringir o número de portas de entrada para o condomínio.
• Todas as entradas devem ter portaria, recepção ou guarita, com catracas, inclusive nas garagens.
• Todos os profissionais tanto de portaria como de recepção precisam ser treinados, ter boa educação e ser vigilantes.
• Os recepcionistas ou porteiros devem informar detalhes dos visitantes e acompanhantes, como nome completo e a empresa que representa.
• As pessoas da empresa que liberam a entrada para a portaria devem estar seguros se devem autorizar a entrada.
• Pessoas sem documento de identificação não devem receber permissão de entrada.
• O visitante precisa ser orientado a colocar o crachá de identificação de forma visível.
• Cabe à recepção ou portaria informar com clareza o local onde o visitante ou cliente deve se dirigir.
• Observar se a pessoa se dirige ao local correto, caso contrário é necessário informar ao segurança do local. 
 
Por tudo isso, é recomendável a contratação de uma empresa terceirização de serviços idônea, que treine seus profissionais quanto ao tratamento de pessoas, segurança de comportamento e quanto a situações perigosas e o uso correto das novas tecnologias de monitoramento de imagens - equipamentos essenciais para garantir a segurança dos funcionários de condomínios comerciais. 
 
Os funcionários das empresas também devem colaborar para o bom desenvolvimento da portaria, recepção ou guarita das empresas, pois a liberação de carros ou pessoas dependerá de uma liberação interna.  Essa participação harmônica auxilia a segurança de todos e também do patrimônio e da marca que representam.  

Fonte: http://www.segs.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet