O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Condomínios verdes

Veja dicas de como economizar água e energia no condomínio

Publicado em: terça-feira, 21 de março de 2017

Atitudes individuais geram economia e ajudam a preservar o meio ambiente 

Atitudes tomadas dentro de casa no dia a dia geram economia e ajudam na preservar recursos naturais. Não é só a escolha de um projeto arquitetônico que valorize a luz natural ou a geração de energia renovável.

O comportamento e a consciência do morador de um condomínio, por exemplo, são fundamentais para economizar água, energia elétrica e reciclar o lixo. 

 O convívio em comunidade requer, além, é claro, de algumas regras nas relações sociais, também em mudanças de pensamento em benefício da coletividade. O diretor de marketing da Construtora Planeta, José Mauro Couto, cita a importância das ações de cada um, em suas casas, para a sustentabilidade e a economia. 

"Nas nossas construções, priorizamos o que há de mais moderno nas questões ambientais, como é o caso das placas fotovoltaicas, que transformam a luz solar em energia elétrica. Temos uma excelente incidência de luz solar em quase todos os dias do ano e isso reverte em benefício ao condomínio, mas existem outras pequenas ações que podem aumentar esse potencial", observa Couto. 

  A Construtora Planeta dá algumas dicas que podem baixar a taxa de condomínio e a preservar recursos naturais. 

  •   Acompanhe a meteorologia. Vai chover? Não precisa regar o gramado. A água captada da chuva pode ser usada para regar plantas e lavar partes da casa. 
  •  Mantenha as torneiras da casa e do condomínio sem desperdício. Uma única torneira pingando significa desperdício de 46 litros de água por dia. 
  •  Ao escovar os dentes, lembre-se de fechar a torneira e só abrir na hora de enxaguar. Vale para o momento do banho também. Um banho demorado pode consumir até 180 litros de água. 
  • Escolha lâmpadas que consomem menos energia em casa e nas áreas comuns. As lâmpadas de led atualmente são as mais indicadas. 
  • Passar roupas apenas uma vez por semana também poupa energia. 
  • Abuse da iluminação natural. Acender a luz só quando necessário. A ventilação natural também pode ser explorada tanto nas áreas comuns como nas residências.   
  • Mangueira não é vassoura! Condomínios podem promover treinamentos para os prestadores de serviços e funcionários nesse sentido. Reaproveitar a água usada para a limpeza do quintal e área de serviço é um excelente hábito a ser adquirido.  
  • Coleta seletiva. Seu condomínio não tem? Que tal se mobilizar para isso? Separar vidro, papel, plástico e metal, além de promover geração de renda aumenta a vida útil dos aterros sanitários. Sem esquecer que o descarte de pilhas e baterias devem ser feitos corretamente, ou seja, em postos de coleta que destinam os resíduos para centros de triagem, até chegar ao fabricante.  
  • Descartar o óleo de cozinha na pia da cozinha pode prejudicar a rede de esgoto, além de poluir os rios. Armazene em uma garrafa pet e doe. Há associações e ONGs que usam o óleo usado para fazer sabão, por exemplo. 
  • Abrir a geladeira consome energia. Retire os alimentos de uma vez.   
  • Leve sua própria sacola na quitanda ou reutilize a sacolinha do supermercado para recolher os dejetos do seu animal de estimação. 

 

 

Fonte: http://www.jornalcruzeiro.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...