O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Condomínios verdes

Empreendimento em Araçatuba tem usina de esgoto e plantio de mudas

Publicado em: quinta-feira, 28 de junho de 2012

Condomínios de Araçatuba, SP, adotam medidas mais sustentáveis

Pouca utilização de madeira nas obras diminui agressão ao meio ambiente. Condomínio tem usina de esgoto que faz tratamento de dejetos das casas.
 
Construir sem degradar. Esse é o desafio de uma das atividades humanas que mais causam impactos ambientais, a construção civil. Dados da Associação Nacional de Arquitetura indicam que cerca de 50% dos recursos extraídos da natureza são destinados ao setor. E reduzir o uso desses materiais requer criatividade. A conscientização não vem apenas de condomínios de luxo, mas também de construções populares.
 
Em um condomínio em Araçatuba (SP), os conceitos de sustentabilidade foram colocados na construção dos apartamentos. A pouca utilização de madeira durante as obras diminui as agressões ao meio ambiente.
 
“Nós optamos por utilização da alvenaria estrutural, que não usa pilar nem vigas de madeira. Estamos acostumados a ver aquelas formas de madeira, que são usadas duas ou três vezes e depois são queimadas, o que polui o ambiente”, afirma o engenheiro civil Rodrigo Andolfato.
 
No residencial também existe um projeto de arborização, que prevê o plantio de duas mil mudas, das espécies ipê e jacarandá. Iniciativa que deve mudar o clima e a paisagem oferecidos aos moradores. E o mais importante: sem elevar os custos da moradia.
 
“O plantio é importante para que haja uma captação de gás carbônico na atmosfera e com isso, consiga tirar o impacto que a gente causaria na natureza com a construção da obra e de mais duas obras convencionais”, diz o engenheiro.
 
Além do plantio das duas mil mudas e da preocupação com o meio ambiente no momento da construção dos apartamentos, o condomínio também estimula a preservação da água. Um sistema de canalização permite que toda a água da chuva seja armazenada e reaproveitada para a descarga. Ideia que protege os recursos naturais e garante economia aos moradores.
 
Em um outro condomínio, que fica entre os municípios de Araçatuba e Birigui (SP), a ordem também é reutilizar. Com tecnologia japonesa, uma usina de esgoto faz todo o tratamento de dejetos das casas e devolve uma água 95% limpa. “Ela não pode ser consumida, mas pode ser reutilizada para lavar calçadas ou aguar as plantas”, explica o administrador do condomínio, Wagner Pereira.
 
Além da redução no desperdício de água, o residencial também investiu em arborização. Na opinião da ecóloga Adriana Castro, as medidas tornam o ambiente mais saudável para os moradores. “Arborização urbana para um pais quente como o nosso faz com que a temperatura fique mais amena, além da fauna urbana, que cresce”, afirma.

Fonte: http://g1.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...