O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Conta de água

Reajuste deve impactar na taxa de condomínio em Pernambuco

Publicado em: quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Condomínios devem ter alta de 2,8% com o aumento da Compesa

O percentual foi estimado pelo presidente do Secovi-PE, Elísio Cruz Júnior. Ele representa os condomínios do Estado

O presidente do Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi-PE), Elísio Cruz Júnior, afirmou ontem que o reajuste da conta de água vai trazer um impacto de 2,8% no preço dos condomínios. A tarifa da Compesa representa em torno de 30% de todas as despesas comuns nos prédios de apartamentos. 

“Os aumentos têm sido um absurdo neste início de ano. Isso vai gerar mais inadimplência. A situação é bastante complicada. Nas despesas do condomínio, a conta de água só perde para a folha de pagamento”, diz. Ele estava se referindo aos reajustes que já ocorreram do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos (TRSD). O reajuste da água vai entrar em vigor no dia 20 de março.

Ele cita também que a nova lei que rege os condomínios é muito rígida. “Isso faz os administradores conseguirem uma decisão judicial em menos de 90 dias. E, com isso, os condôminos têm que pagar. Caso isso não ocorra, o imóvel vai a leilão”, afirma. 

Segundo ele, a inadimplência dos condomínios no Estado é próxima de 15%, também a média nacional.

OUTRA ALTA

Um novo reajuste vem por aí. No dia 8 de março, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai fazer uma audiência na sede da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco (Fiepe) para discutir os percentuais de reajuste da conta de luz que entrarão em vigor no dia 29 de abril. 

Preliminarmente, a Aneel está defendendo um reajuste na conta de energia de 2,37% para os consumidores residenciais e de -1,27% para os grandes consumidores, como a indústria. Em 2015, a Compesa chegou a divulgar dois índices de aumento. O segundo ocorreu depois do aumento da energia. A Compesa é uma grande consumidora de energia e, provavelmente, a sua conta de luz dela deve cair este ano.

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...