Conta de luz
Administradora ajuda condomínios cariocas a receberem o que pagaram indevidamente
Apsa ajuda condomínios a recuperarem valores pagos indevidamente à Light
A energia é um dos principais encargos dos condomínios. O que poucos síndicos sabem, porém, é que podem ter pagado mais caro do que deveriam durante anos. E os valores gastos a mais devem ser devolvidos com juros e correção monetária.
De olho nessas cobranças indevidas, a administradora de condomínios Apsa e a BCG Engenharia, especializada em eficiência energética, firmaram uma parceria para auxiliar os síndicos a reaverem as quantias para seus condomínios.
Segundo a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias são obrigadas a aplicar a tarifa mais vantajosa aos consumidores, levando em consideração os diversos perfis energéticos possíveis.
As melhorias deveriam ter sido implantadas em 2011, mas, no caso da cidade do Rio de Janeiro, a Light só colocou a cobrança mais barata em prática em 2013. Isso significa que houve 36 meses de contas de luz pagas com preços excedentes.
Os primeiros condomínios clientes da Apsa já começaram a receber de volta as quantias por meio de abatimento na conta, chegando a zerar os saldos a pagar. Para usar este serviço, basta que o síndico envie à Apsa as contas de energia.
O processo não se dá por via judicial, mas administrativamente, na própria Light.