O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Convivência

Convivência sonora

ProAcústica lança guia com dicas para evitar barulhos

quinta-feira, 28 de maio de 2020
WhatsApp
LinkedIn

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

A ação é parte da campanha #sonsqueamo e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21

A pandemia de COVID-19 transformou a vida de milhares de pessoas pelo mundo e ocasionou o fechamento de locais de convívio, comércio, estudo e trabalho. Mais ainda, obrigou a população ao confinamento em casa como proteção à transmissão da doença.

Pensando em contribuir para atenuar possíveis conflitos sonoros causados pela ocupação constante de pessoas em casa, por longos períodos, a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) lança guia com - Dicas de boa convivência sonora em condomínios - durante a quarentena de Covid-19. Para download do guia, acesse aqui.

O material produzido pela ProAcústica traz soluções simples que ajudam vizinhos, principalmente em condomínios, a conviverem melhor sem que o som de cada espaço interfira no conforto do outro.

Entre elas orientações como a de procurar andar de chinelo ou pantufa em apartamentos. Isso ajuda a diminuir o atrito com o piso e laje e diminui a possibilidade de ruído para o apartamento no andar debaixo. Além disso, o uso de tapetes ajuda a minimizar impacto dos passos e o barulho das quedas de objetos no piso. 

Outros aspectos curiosos do guia estão nas orientações para quem está fazendo home office. A ideia é fazer com que as rotinas individuais não impactem as atividades coletivas e deixem de gerar atritos em um momento de isolamento social.

Trata também da questão das crianças impedidas de saírem de apartamentos, tendo elas toda energia para gerar ruídos importunos aos vizinhos. Além disso, explica conceitos básicos de acústica em edificações para que as pessoas evitem arrastar móveis, e efetuem o mínimo de reparos e consertos possíveis.

Essas e outras situações foram estruturadas para tentar contribuir com o momento delicado. O guia faz parte campanha #SonsQueAmo.

A ação tem como objetivo causar uma reação positiva da sociedade como forma de expressão de liberdade frente à imobilidade e ao silêncio. E incentiva as pessoas a gravarem com os celulares vídeos com áudio que expressem os sons que acalmam, emocionam, movem e que cada um mais ama.

A ideia foi ampliar uma corrente positiva por meio de postagens via upload ou link do canal Youtube do internauta, diretamente no hotsite da campanha ou, ainda, ser publicado como um feed na rede social Instagram, acompanhado da #SonsQueAmo e marcando @associacaoproacustica. A campanha se estende até outubro deste ano.

O movimento fez parte das ações do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD BR), comemorado no dia 29 de abril, e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21, organizado pela ICA International Commission for Acoustic, um empreendimento de caráter mundial, a partir de uma resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual.

O INAD é um evento mundial de conscientização, que propõe 60 segundos de silêncio a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Campanha #SonsQueAmo

Realização: ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Lançamento: 29/04/20 - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - INAD BR

Duração: de 29/04 a 31/10/20

Sobre a campanha acesse aqui.

Fonte: ProAcústica.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...