O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Cristiano de Souza

Dia do Síndico

Como parabenizar a figura mais emblemática do campo condominial?

Por Cristiano de Souza*

No dia 30 de novembro se comemora no Brasil o “Dia do Síndico”, sendo para os mais exotéricos o 334º dia do ano no calendário gregoriano, ou seja, o número 1 da numerologia, que vale dizer, além de ser o início, o idealista, o pioneiro, o administrador.

Mas como parabenizar a figura mais emblemática do campo condominial?

  • Com Vivas !!! Vivas !!! ? ...ops... não podemos gritar, preservar o sossego é um dever nos condomínios;
  • Com Palmas !!! Palmas !!! ? ...chchch... o morador do primeiro andar com certeza vai reclamar o inoportuno barulho sem sentido;
  • Então com um brinde apenas... creio que também não, pois o politicamente correto não bebe nas atividades de liderança.

Como então parabenizar aquele que tem como definição a palavra de sentido mais amplo, porém de responsabilidade mais restrita como a palavra “síndico”, que tem origem na palavra grega “sundiké”, que nos remete a ideia de administração e atenção à uma comunidade, já usada na antiguidade em textos de Gaio no sentido de representação?

Como parabenizar aquele que, uma vez escolhido por uma assembleia (seja por aclamação, eleição ou empurrão), somente é visto pela coletividade que o escolheu para cumprir deveres legais e de convenção, esquecendo-se muitas vezes que os deveres, apesar de serem obrigações, se bem conduzidos podem ser visto como direitos, a exemplo da convocação a qualquer tempo de uma assembléia, cujo direito é somente do síndico, sem necessidade de apoio de mais ninguém?

Como parabenizar aquele que diuturnamente se dispõe a ouvir dos moradores, proprietários e conselheiros: “_ Eu não tenho tempo hoje.”, como se a pessoa que assumisse as funções de síndico mais nada fizesse?

Como parabenizar aquele que sem querer conhecer, conhece a vida de todos e por vezes é confundido como fofoqueiro, ainda que preserve os direitos individuais de todos, não divulgando pormenores que conhece?

Como parabenizar aquele que mesmo sendo amigo de um vizinho inadimplente, por força legal e de ofício, inicia uma cobrança, inclusive propondo a devida ação judicial se necessário, e sempre recebe críticas tais como: - Você o protege por ser seu amigo!,  ou ainda, e quase sempre na mesma hora por outra pessoa ou mesmo pelo inadimplente, - Você está sendo injusto com seu melhor amigo!?

Como parabenizar aquele que de tão transparente, recebe críticas de que não estão corretas as prestações de contas elaboradas, e que o gasto com açúcar dos funcionários é excessivo.

Não existe meios de parabenizar a altura aquele que ouve, analisa e executa, 80% de seu mandato, na solidão de sua sala de administração ou salão de assembleia, mesmo convocando auxiliadores, ficando assim apenas meus singelos Parabéns !!!

(*) Dr. Cristiano De Souza OliveiraAdvogado, Consultor Jurídico Condominial e Sócio Consultor da DS&S Consultoria Condominialcdesouza@aasp.org.br / cdesouza@adv.oabsp.org.br 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...