Obrigações contábeis

DIRF

Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte

  • O que é: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte 
  • Prazo: Anual, com vencimento geralmente na 2a. quinzena de fevereiro
  • Como declarar: http://www.receita.fazenda.gov.br/Principal/Informacoes/Infodeclara/DeclaraDIRF.htm
  • Situação: Obrigatória, com atraso sujeito a multa.

A DIRF é uma declaração feita pelas fontes pagadoras, e não deve ser confundida com o Imposto de Renda. Nela, o condomínio deve declarar seus pagamentos por meio de referências exigidas das notas fiscais, como CNPJ da empresa, número da nota, valor e código.

Em 2009, uma das principais mudanças nessa declaração é a exigência dos abonos de férias, o que complicou os menos organizados e os sistemas administrativos que não tinham essa opção.

Para não ter problemas na hora de declarara a DIRF, o ideal é se organizar o ano todo e manter todas as notas fiscais em dia e organizadas mês a mês.

Uma dica das administradoras de condomínios é que o síndico que tomou posse no meio do ano confira rapidamente como a administração das notas era feita pela antiga gestão, para que tenha tempo de providenciar algumas pendências.

Para os atrasados, outra orientação é fazer uma declaração incompleta, mas providenciar toda a documentação e solicitar uma ratificação da declaração. Mas é importante ficar atento ao prazo para não criar mais problemas.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...