O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
  • Menu de produto Produtos
  • Cotar

  • Anunciar

Logo SíndicoNet
Ir ao topo

Favoritos

Entrar

Busca

Menu

Favoritos Cotar Anunciar Entrar no SindicoNet

Conheça nossos produtos

CoteiBem Experts Conexão
  • Informe-se
    • Início
    • Administração
    • Boletins
    • Colunistas
    • Convivência
    • Jurisprudências
    • Legislação
    • Manutenção
    • Mercado
    • Notícias
    • Para Moradores
    • Podcasts
    • SíndicoNet TV
    • Testes
    • Webstories
  • Fornecedores
    • Início Pedir orçamentos Ver todas as categorias Seja um fornecedor
  • Downloads
    • Início
    • Fichas e formulários
    • Cartas
    • Cartazes e Comunicados
    • Compartilhados
    • Documentos
    • E-books
    • Infográficos
    • Informativos mensais
    • Planilhas
    • Powerpoint
    • Regulamentos
    • Banners para whatsapp
    • Preparativo do Síndico
  • Tira Dúvidas
    • Início
    • Administradoras
    • Assembleias
    • Convivência
    • Diversos
    • Finanças
    • Funcionários
    • Inadimplência
    • Jurídico
    • Manutenção
    • Plantão Covid-19
    • Central de ajuda
  • Cursos Online
    • Início
    • Cursos
    • Sala de Aula
    • Formandos
    • Suporte técnico
  • Serviços
    • Início
    • App do condomínio
    • Box de Notícias
    • Cobrança extrajudicial ativa
    • Coleta Seletiva
    • Consultoria em Elevadores
    • Consultoria em Segurança
    • Doações em geral
    • Doação de bicicletas
    • Linhas de Crédito
    • Manutenção Preventiva Ativa
  • Empregos
    • Início
    • Vagas
    • Currículos
    • Cadastrar Vaga
    • Cadastrar Currículo
  • Eventos e Lives
    • Início
    • Calendário
    • Cadastrar evento (gratuito)
  1. Home
  2. Informe-se
  3. Administração
  4. Síndico profissional
  5. Entrevistando o síndico profissional
Síndico profissional

Perguntas relacionadas

Sindico profissional dúvidas

Qual a vantagem em contratar um sindico profissional .

Qual o procedimento para contratar síndico profissional?

Visitas do síndico profissional ao condomínio.

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores

Entrevistando o síndico profissional

Saiba como conduzir a entrevista com o interessado na vaga

Por Mariana Ribeiro Desimone
25/02/14 05:13 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Indicar 10
Saiba como conduzir a entrevista com o interessado na vaga

Uma realidade cada vez mais presente em condomínios é o síndico profissional. Muitos condomínios, porém, têm dúvidas sobre como contratar o profissional com o perfil certo para o local, além de se certificar que o mesmo tem as habilidades necessárias para o cargo.

Como o síndico profissional será responsável civil e criminalmente pelo condomínio durante a sua gestão, é prudente se cercar de cuidados. E o primeiro deles são as indicações. A própria administradora pode indicar o currículo de alguns postulantes à vaga que julgue se encaixar no perfil do empreendimento. Outra opção são indicações de moradores, de condomínios vizinhos ou até em sites especializados, como o SíndicoNet (veja no final da matéria).

Depois disso, é praxe que alguns condôminos – que podem ser membros do conselho - entrevistem o interessado na vaga.

Antes da entrevista, vale a pena diminuir o número de entrevistados para quatro ou cinco, no máximo. As entrevistas podem ser marcadas uma seguida da outra, e podem durar de tinta minutos a uma hora. Geralmente, essa rodada de entrevistas é marcada em um (ou dois dias), pela noite, ou em um sábado, dependendo da disponibilidade de agendas dos participantes.

Análise de currículos

É importante notar, ao avaliar o currículo dos interessados, alguns pontos como:

  • O porte dos empreendimentos que atualmente ele administra – para ver se os mesmos se encaixam com a realidade do seu condomínio.
  • Saber se o profissional já está em alguma segunda ou terceira gestão também é um bom indicativo de que as coisas vão bem.
  • Cursos de capacitação realizados e se possui alguma especialidade em áreas como contabilidade, administração, engenharia, direito
  • Referências atuais e experiência profissional

Veja abaixo algumas perguntas a serem feitas no momento da entrevista, e o porquê de serem importantes: 

  • Como você trabalha com o fundo de reservas? É importante que ele saiba usar esse dinheiro de forma racional, que aquele montante não está ali esperando para ser gasto, e que só deve ser utilizado em um momento específico  
  • Como você costuma efetuar os pagamentos do condomínio? Se o condomínio quer mais segurança contra fraudes e desvios, o ideal é que o profissional não movimente sozinho a conta do condomínio, contando sempre com a anuência de um membro do conselho para isso  
  • Quantas assembleias são feitas por ano? O obrigatório é apenas uma por ano. Porém, especialistas apontam que o salutar seria uma assembleia a cada três ou quatro meses. Isso pode variar de acordo com o porte do condomínio.  
  • Com que frequência fará visitas ao condomínio? É importante que o profissional tenha estipulado uma frequência ou programação de visitas ao empreendimento. A agenda pode variar dependendo do porte do condomínio, mas é reciomendado que pelo menos uma ou vezes por semana seja feita uma visita. Isso é importante para o acompanhamento 'in loco' de tudo que ocorre no condomínio, como: gestão dos funcionários, manutenção, checagem do livro de ocorrências, vistorias nas áreas comuns e possíveis contatos com o corpo diretivo ou condôminos. Alguns profissionais preferem estipular uma frequência, mas sem um dia ou horário específico. Esta prática pode ser válida, pois tem o intuito de evitar que os funcionários 'arrumem a casa' para o momento da visita, escondendo assim possíveis vícios e imperfeições no funcionamento do local.  
  • Quandos condomínios você administra e qual o seu limite?  Não é interessante que o síndico profissional tenha muitos condomínios administrados em sua carteira, sob o risco de não conseguir prestar um bom serviço. Caso possua mais do que 6 ou 7 condomínios administrados, deve comprovar como consegue dar conta do atendimento, e que possui estrutura para isso.  
  • Como é feita a prestação de contas? Por lei, a mesma deve ocorrer uma vez ao ano. Como se trata de um profissional, o ideal é uma prestação de contas mensal. Aqui, conta pontos se a prestação de contas for feita de maneira o mais transparente possível, com uso de gráficos.  
  • Quantas horas por semana você irá dispor para o condomínio? Como podemos nos comunicar com você? Dessa forma, fica clara a disponibilidade do profissional. Ele deve oferecer o telefone celular e um e-mail para os moradores. Além disso, deve estar aberto a novas tecnologias, como o uso de um site específico do condomínio para organizar a comunicação  
  • Como você se organiza para manter atualizada a inspeção predial? Saber da importância da manutenção preventiva é um ótimo indicativo de que o profissional cuidará bem da parte física do condomínio. Aqui, ele deve deixar claro que irá acompanhar de perto o trabalho do zelador, além de instruí-lo no que for necessário  
  • Você trabalha com qualquer fornecedor? É importante debater essa questão, pois alguns profissionais já chegam ao condomínio com um “time” de parceiros e se recusam a trabalhar com outras empresas, o que não é saudável e não combina com uma gestão transparente  
  • Como é o seu relacionamento com a administradora? Aqui o interessado deve ter uma postura de parceria com a administradora, e não de funcionário. Afinal, os condôminos podem querer mudar de fornecedor e manter o síndico profissional.  
  • Como é feito o atendimento aos moradores? É bom que haja pelo menos um ou dois dias por mês de plantão com o síndico no condomínio, para que os moradores possam interagir e conversar com ele. Há casos em que o atendimento é semanal, mas isso depende do porte do condomínio.  
  • Perguntas estratégicas: É importante  também usar situações do dia a dia do condomínio como perguntas, para avaliar o jogo de cintura e a capacidade de conciliação do profissional. Questionar sobre barulhos frequentes, problemas com animais de estimação e vagas de garagem sempre dão uma pista de como é o estilo de gestão do profissional.

Após a sequência de perguntas, esse é o momento de tratar sobre os honorários. Assim, quando um ou dois forem escolhidos para irem à assembleia serem referendados como síndicos, a massa condominial já terá de antemão essa informação.

  • Saiba mais sobre a remuneração do síndico profissional

Depois do encontro

  • Pedir referências e se comunicar com os membros do conselho onde o interessado atua também é um ótimo termômetro para avaliar seu modo de gestão.
  • Feitas as entrevistas, é importante que o conselho se reúna para deliberar sobre os dois finalistas. Assim, fica mais fácil para a assembleia comparar os profissionais.

Saiba mais

  • Veja aqui nosso modelo de contrato para síndico profissional
  • Quando contratar um síndico profissional, como funciona e perfil
  • A remuneração do síndico profissional
  • Vídeo: Síndicos profissionais podem ser alternativa a condomínios
  • Curso: Curso online SíndicoNet de Formação de Síndicos Profissionais

Serviço

  • Síndicos profissionais no Rio de Janeiro
  • Síndicos profissionais em São Paulo
  • Alunos formados no Curso online SíndicoNet para formação de síndicos profissionais, em todo o Brasil
  • Curso online SíndicoNet de Formação de Síndicos Profissionais

Fontes consultadas: Gabriel Karpat, diretor da administradora GK, Nilton Savieto, síndico profissional, Rosely Schwartz, especialista em condomínios e professora da Escola Paulista de Direito

Matérias recomendadas

Entrevistando o síndico profissional

25 Fev 2014 ... Entrevistando o síndico profissional. Saiba como conduzir a entrevista com o interessado na vaga. Por Mariana Ribeiro Desimone. 25/02/14 05: ...

Síndico profissional é coisa séria

26 Jul 2017 ... Isso porque o cargo de síndico profissional não é para qualquer pessoa que se disponha a fazer um curso e já se sinta pronto para o mercado. O ...

Síndico profissional se organiza para gerir mais condomínios ...

4 Jul 2017 ... É esse o “pulo do gato” do síndico do mês, Fulvio Stagi, 44. O síndico profissional, antes de pensar nessa carreira, já trabalhava na área: cuidava ...

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Indicar 10

Primeira Página

Página
4 de 14

Última Página

Sugerir Pauta

Imprimir Página

Dúvidas?Compartilhe a sua pergunta no canal Tira Dúvidas ou deixe um comentário

fechar
Gostou desta página do SíndicoNet?

Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços de e-mail por vírgula.

Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços de e-mail por vírgula.

fechar
Imprensa, Jornalismo e Editorial

Entre em contato conosco. Utilize este canal para se comunicar com a equipe do SíndicoNet.

;

Web Stories

Ver mais

7 passos para a transparência

Procedimentos de emergência em condomínios

Horóscopo do síndico

Sete atitudes contra a inadimplência em condomínios

Piscinas: Lei obriga uso de dispositivos de segurança

Atestado médico para uso de piscina do condomínio

Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre o setor condominial

Assine e receba conteúdos exclusivos por e-mail:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet

Sindiconet

  • Anuncie
  • Seja um parceiro
  • Contato
  • Imprensa e Jornalismo
  • Regulamento de uso
  • Privacidade
  • Cadastre-se
  • Mídia Kit
  • Quem somos
  • Suporte Técnico
  • Não encontrei o que procurava
  • Política de Cookies

Informe-se

  • Início
  • Administração
  • Boletins
  • Colunistas
  • Convivência
  • Jurisprudências
  • Legislação
  • Manutenção
  • Mercado
  • Notícias
  • Para Moradores
  • Podcasts
  • SíndicoNet TV
  • Testes
  • Webstories

Fornecedores

  • Início
  • Administração
  • Infra-estrutura
  • Obras e Reformas
  • Produtos em geral
  • Serviços gerais

Downloads

  • Início
  • Fichas e formulários
  • Cartas
  • Cartazes e Comunicados
  • Compartilhados
  • Documentos
  • E-books
  • Infográficos
  • Informativos mensais
  • Planilhas
  • Powerpoint
  • Regulamentos
  • Banners para whatsapp
  • Preparativo do Síndico

Tira Dúvidas

  • Início
  • Administradoras
  • Assembleias
  • Convivência
  • Diversos
  • Finanças
  • Funcionários
  • Inadimplência
  • Jurídico
  • Manutenção
  • Plantão Covid-19
  • Central de ajuda

Cursos Online

  • Início
  • Cursos
  • Sala de Aula
  • Formandos
  • Suporte técnico

Serviços

  • Início
  • App do condomínio
  • Box de Notícias
  • Cobrança extrajudicial ativa
  • Coleta Seletiva
  • Consultoria em Elevadores
  • Consultoria em Segurança
  • Doações em geral
  • Doação de bicicletas
  • Linhas de Crédito
  • Manutenção Preventiva Ativa

Empregos

  • Início
  • Vagas
  • Currículos
  • Cadastrar Vaga
  • Cadastrar Currículo

Eventos e Lives

  • Início
  • Calendário
  • Cadastrar evento (gratuito)

Copyright 2022 SíndicoNet - Todos os direitos reservados. Reprodução Proibida.