O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Envenenamento de cães

Animais morrem após ingerirem chumbinho, em condomínio em Vila Velha

Publicado em: sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cachorros morrem envenenados dentro de condomínio em Vila Velha

Outros dois animais envenenados no bairro Santa Paula II sobreviveram.Prática de envenenamento deve ser denunciada ao 181.
 
Quatro cães foram envenenados dentro de um condomínio de casas do bairro Santa Paula II, em Vila Velha, no Espírito Santo. Dois deles morreram e os demais sobreviveram depois de serem socorridos. A prática é criminosa e deve ser denunciada ao 181.
 
A cadela Cindy morreu envenenada no começo de novembro. Nos muros da casa onde ela morava, há cartazes de revolta escritos pela dona, Ivete Hoffman.
 
"Para mim isso é um assassinato. Ela foi envenenada no domingo, dentro de casa, dentro do quintal. Para mim foi uma perda enorme", disse.
 
Em agosto, a cadela Rayka morreu após comer chumbinho, na mesma rua. O Toddy, outro cachorro da região, também comeu um petisco com o veneno, mas foi socorrido pelo dono, que estava de folga no dia e ouviu o cachorro passando mal.
 
"Eu percebi que ele estava tremendo muito e tentando fazer vômito. Depois que ele vomitou, eu percebi que era uma linguiça calabresa cheia de chumbinho", contou o técnico em automação industrial.
 
A veterinária Alice Rasseli foi quem atendeu o cão após o envenenamento. "Imediatamente fizemos o atendimento emergencial, aplicamos o antídoto, fizemos fluido-terapia, aplicamos algumas vitaminas, e o animal começou a melhorar o sinal clínico", explicou a veterinária.
 
Os envenenamentos aconteceram dentro de um condomínio fechado, onde só entram pessoas identificadas, por isso os donos acreditam que o responsável seja um vizinho.
 
"Eu acredito que foi alguém daqui de dentro, só que essa pessoa não está preocupada com os cachorros soltos, porque há muitos aqui no bairro", opinou Ivete.
"Isso é crime. Do mesmo jeito que meu cachorro pegou, meu filho poderia ter pego. Meus cachorros são dóceis e meu filho às vezes brinca no quintal com eles, ele tem três anos, é normal pegar coisas do chão", disse Rodrigo.
 
O delegado Wanderson Prezoti, da delegacia de proteção ao meio ambiente, explica que envenenar animais é crime de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de prisão. No entanto, ele admite que há dificuldade durante as investigações.
 
"A dificuldade realmente é na produção das provas, porque o envenenamento geralmente é noturno, quando a pessoa percebe que tem livre acesso ao local e se cerca de cuidados para não ser visto, então isso dificulta bastante", disse o delegado.
 

Precaução

 
Os moradores que tiveram os cães envenenados vão pedir ao condomínio que instale um sistema de videomonitoramento.
 
Enquanto isso não acontece, a veterinária recomenda que os donos deixem os animais dentro de casa quando estiverem ausentes. Ela também orienta que os cães só passeiem com a guia, para evitar que eles comam alimentos na calçada.
 
Caso os animais façam a ingestão do veneno, a veterinária pede que eles sejam levados imediatamente para atendimento.
 
"Nunca oferecer leite, não oferecer água, não oferecer nada via oral em casa", orientou.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...