O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Roberto Piernikarz

Eventos estimulam convivência nos condomínios

Gastronomia, esporte, cultura, lazer...as atividades trazem benefícios sociais e econômicos

Por Thais Matuzaki
31/07/19 03:08 - Atualizado há 4 meses
WhatsApp
LinkedIn
Gastronomia, esporte, cultura, lazer...as atividades trazem benefícios sociais e econômicos

Por Roberto Piernikarz*

A convivência maior que existia entre os vizinhos no passado não é saudosismo exagerado das gerações mais antigas. Esse relacionamento frequente não ocorria apenas entre as crianças e adolescentes que jogavam bola na quadra do prédio, ou brincavam e batiam papo na área de lazer: seus pais também se conheciam e se tornavam amigos. 

Para resgatar essa saudável ligação, promover o encontro e o relacionamento entre os moradores é um dos maiores benefícios que algumas administradoras de condomínios oferecem. 

Organizados com a ajuda do síndico e em parceria com empresas e comércios geralmente próximos dos condomínios, os encontros ocorrem através dos mais diversos eventos. Gastronomia, esporte, cultura, lazer; são ricas e variadas as áreas que podem promover a interação, mais que isso, a confraternização e a criação de laços entre os condôminos.

O leque de possibilidades é amplo: degustação e curso de vinhos ou cerveja, em que a distribuidora ou produtor depois vende seus produtos; jantar preparado por um restaurante famoso por alguns pratos especiais, e o morador depois pode comprar o alimento congelado; jogos de futebol exibidos no telão enquanto uma hamburgueria oferece a degustação de minissanduíches e quem quiser saborear mais e também beber, paga; futebol com pagode e loura gelada oferecida por cervejarias artesanais; campeonatos de futsal entre times do condomínio e intercondomínios; campeonatos de e-sports e games para a molecada, etc. 

Algumas iniciativas ultrapassam o espaço dos prédios, como os condomínios que fazem parcerias com academias e personal trainers, e os moradores ganham um bom desconto. 

Além disso, muitas vezes são criados grupos de corrida e caminhada a partir desses acordos. “Cada administradora tem sua área de hospitalidade para ajudar o síndico a criar esses eventos e oportunidades”, afirma o responsável por esse setor na BBZ, Fernando Feller.

Fernando revela ainda outras atividades estimulantes: cinema ao ar livre, aulas de dança, ioga e hidroginástica; pool party e cocktail de confraternização; palestras, clube de troca de serviços, quiosque de frutas e verduras, feiras virtuais e food truck day; festa junina, de halloween e eventos de dia das crianças; torneio de poker etc.

Economia local irrigada e criação de laços

Parceiros fundamentais para os condomínios ganharem vida são os síndicos que percebem as vantagens da convivência: diminuem as queixas entre os vizinhos, melhora o astral e a qualidade de vida dos moradores. 

Ações criativas conseguem até a proeza de transformar os ociosos salões de festas durante a semana em palcos de cursos de idiomas. 

Além do lado social, os eventos estimulam a economia local. O ideal é fazer os eventos com o bairro, ou seja, com lojas, padarias, restaurantes e outros negócios da vizinhança. Quem não gostaria de tomar um belo brunch no domingo oferecido por uma padaria próxima? 

Há ainda o ganho econômico para os próprios edifícios: os eventos e cursos que usam as dependências dos prédios rendem, pela cessão do espaço, uma receita extra para o condomínio.

Os benefícios maiores quem ganha, claro, são os próprios moradores. Os problemas entre os vizinhos são amenizados e, melhor ainda, os condôminos têm a chance de se conhecerem e descobrirem afinidades. Assim nascem grupos de futebol, parceiros de tênis, de carteado e até comitês de criação de eventos organizados pelos próprios moradores. 

Melhor que tudo, assim nascem novas amizades e uma vida muito mais gostosa nesse lar ampliado que pode ser um condomínio.

(*) Roberto Piernikarz é Diretor Geral da BBZ Administradora de Condomínios; Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atua no setor há mais de 17 anos, tendo sido responsável pela implantação de mais de 300 condomínios, e participado da capacitação de mais de 1000 síndicos profissionais, além de ter colaborado com diversas matérias publicadas nos principais meios de comunicação do país. Colunista do Site do IG.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...