O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Gabriel Karpat

Final de ano

Apesar de festiva, época traz também preocupações, programe-se

 Por Gabriel Karpat*

Nenhum período do ano é tão movimentado nos condomínios como o final do ano, em especial os meses de novembro e dezembro. Sem dúvida o período mais festivo do ano para toda população, mas para os síndicos e os responsáveis pela organização dos edifícios esta época vem com uma dose adicional de preocupação, acrescendo-se ao sem numero de responsabilidades permanentes.

 A atenção especial começa com as finanças, tendo em vista o pagamento do 13º salário dos funcionários, despesas extras com decoração e as habituais “caixinhas” para os prestadores de serviços das concessionárias,além das cestas de natal que costumeiramente se fornece aos funcionários. Tudo isso deve ser objeto de programação financeira anual cuidadosamente elaborada, que prevê antecipadamente todas essas despesas adicionais desse período, sem comprometero caixa do condomínio para o próximo exercício.

Outra preocupação é com a segurança dos edifícios e seus moradores. 

Por um lado o clima festivo toma conta dos moradores,que muitas vezes abandonam as mais básicas regras de segurança. Os oportunistas por outro lado aproveitam o clima festivo para agirem. Entregas de presentes, maior fluxo de visitas e outras atividades especificas das festas, favorecem a ação dos bandidos que veem nessa época uma ótima oportunidade para agirem. 

Faz-se então necessário um reforço no treinamento dos funcionários, em especial os porteiros e controladores de acesso. Alerta e conscientização das diversas modalidades de ação da bandidagem: falsos entregadores ou medidores das concessionárias, tentativas de ingresso nas dependênciaspela portaria e garagens, além de outras ações de maior ou menor gravidade. 

Não suficiente essas questões acima mencionadas, o final de ano inicia o período de férias escolares e a criançada volta a frequentar e permanecer nas áreas comuns por longos períodos. Com eles, barulho fora de horário, danos nas instalações e abusos tornam-se frequentes, em especial naqueles condomínios onde não existe previsãode atividades de lazer para essa época.

 Um bom planejamento reduz esses efeitos indesejáveis. Destinar áreas especificas para as atividades, definir regras e horários e criar atividades monitoradas especialmente contratadas são algumas das atitudes que ocondomínio pode adotar visando manter a harmonia entre os moradores.

É um tempo festivo para todos, inclusive para os síndicos e membros do corpo diretivo, mas pelos fatores mencionados as festas para eles vêm acompanhadas de cuidados especiais que devem fazer parte do planejamento preventivo de trabalho, aproveitando assim as festividades,com muita responsabilidade e sem surpresas.

Boas festas a todos!

(*) 

Gabriel Karpat, economista (PUC-SP), mediação e arbitragem (FGV), especialista em condomínios, autor de livros, diretor da GK administração de Bens e Professor do Curso online SíndicoNet 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...