O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Fernando Augusto Zito

Gestão e transparência

Condomínio com contas abertas e explicadas é fundamental

 Por Fernando Augusto Zito*

Quem nunca ouviu um vizinho falar: “esse síndico não esta fazendo nada”.
 
São frases como esta que demonstram a necessidade de transparência na gestão de um condomínio.
 
Sabemos que o trabalho de um síndico não esta limitado a realização de obras – manutenção e melhorias.
 
Seu trabalho também é realizado nos bastidores, analisando as pastas de prestação de contas e tentando encontrar alguma forma de economizar os recursos do condomínio, revisando contratos, participando de reuniões, representando os interesses dos condomínios em audiência, enfim, situações que não são de conhecimento da massa de condôminos. 
 
Estamos acostumados, ou melhor, mal acostumados a valorizar o trabalho do síndico quando não existe aumento de condomínio. 
 
Ou ainda quando identificamos alguma melhoria que foi realizada, parece pintada, grama cortada dentre outras.
 
Para modificar esse cenário, o síndico precisa aprender a se comunicar com os condôminos.
 
Essa comunicação poderá ocorrer através de informativos a ser colocado nos elevadores, murais e no site do condomínio.
 
Outra solução encontrada por alguns condomínios foi a criação de um jornal interno que, mensalmente, poderá trazer todas as novidades do condomínio, além de matérias de interesse de toda coletividade, sem contar nos espaço de publicidade que podem ser objeto de permuta com comércios do bairro.
 
Agindo dessa forma, o síndico deixará todos os condôminos informados sobre os acontecimentos do condomínio e ganhará o respeito e confiança de todos os moradores, afina de contas não é fácil administrar o dinheiro dos outros.
 
Como já dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”.
 
O Autor é Advogado militante na área de Direito Civil; Especialista em Direito Condominial; Pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC/SP; Diretor Jurídico da Assosindicos - Associação de Síndicos de Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado de São Paulo; Colunista dos sites especializados “Sindiconet” e “Em Condomínios” e Palestrante.
 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...