O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Iniciativa verde

Condomínio em Criciúma irá gerar luz elétrica para todo o residencial

Publicado em: quarta-feira, 12 de março de 2014

Condomínio de Criciúma terá energia solar compartilhada

É o segundo empreendimento a utilizar este tipo de tecnologia em Santa Catarina
 
A Weber Empreendimentos está instalando em Criciúma o primeiro condomínio da região com tecnologia fotovoltaica compartilhada. Além de captar a energia solar e converter em energia elétrica, o sistema implantado no empreendimento será conectado à rede da Coopercocal e a energia gerada e não consumida pelo condomínio será direcionada à cooperativa. Em Santa Catarina, apenas mais um condomínio localizado em Florianópolis é capaz de gerar energia compartilhada.
 
O empreendimento da Weber está sendo construído no bairro São Simão e as placas que farão a captação de energia solar da primeira parte do projeto já foram fixadas.
 
“Nesta primeira etapa vamos gerar energia para abastecer a guarita do empreendimento”, explica o engenheiro de implantação Anderson Nicoleti Martin, da empresa Araxá Solar, responsável pelo sistema fotovoltaico. “Numa segunda etapa a intenção é usar a energia fotovoltaica para abastecer toda a iluminação da área comum do condomínio”, adianta o engenheiro.
 
Ao direcionar a energia excedente para a cooperativa o condomínio ficará com crédito para ser usado nos meses seguintes, compensando períodos de chuva, por exemplo, em que a captação é interrompida. Martin reforça que para adotar o sistema fotovoltaico, que exige equipamentos importados, a Weber precisou fazer um investimento que poderá levar mais de dez anos para retornar, mas destaca que o benefício está no conceito e no diferencial de oferecer uma obra preparada para a sustentabilidade. “A energia solar não provoca impactos ambientais, sendo uma energia ecologicamente correta e limpa, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas e na manutenção dos recursos naturais do planeta”, explica o engenheiro.
 

Fonte: http://www.jornaldaenergia.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...