O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Mais segurança

Zelador é peça-chave para manter condomínio seguro

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
WhatsApp
LinkedIn

por Ricardo Karpat

E todos continuam errando!

Altíssimos investimentos realizados em compra de sistema de CFTV, busca incessante por novas tecnologias de segurança, instalações de barreiras físicas, blindagens de portaria e tudo mais que for possível. Mas, o mais importante, quase sempre é esquecido: o funcionário condominial.

Podemos realizar uma comparação metafórica, seria o mesmo que as companhias áreas investirem milhões em modernização de aeronaves e não prepararem seus pilotos para situações emergenciais.

Descrevendo desta forma parece óbvio, porem infelizmente não é. Este erro é cometido frequentemente por Síndicos e Conselheiros, e muitas vezes ratificados por todos em Assembleia.

Os números demonstram que mais de 95% dos arrastões a condomínios ocorrem com entradas autorizadas. Ou seja, o porteiro, o zelador ou o faxineiro (que muitas vezes cobre a portaria) aperta o botão e abre o portão de pedestres ou de veículos, jogando pelo ralo todo o investimento realizado em equipamentos e sistemas de segurança e, pior, deixando os moradores totalmente expostos à ação dos bandidos.

Sendo assim, de nada serve investir em equipamentos? Lógico que serve! Porém, de nada irá adiantar se o profissional responsável pelo controle de acesso autorizar a entrada de um bandido.

Algumas informações muito importantes sobre os funcionários de um condomínio:

1)      Salários maiores atrairão profissionais mais capacitados;

2)      Treinamento constante é primordial para que cada funcionário execute sua função corretamente e mantenha o condomínio seguro;

3)      O Zelador é a pessoa mais importante do condomínio, ele deve ter perfil de liderança, ser confiável e possuir conhecimento técnico;

4)      Um profissional mal selecionado trabalhando no condomínio coloca a vida de todos em risco;

5)      Funcionários desmotivados não cumprem corretamente suas funções e, consequentemente, deixam o condomínio vulnerável.

Portanto, o ideal é que a equipe de profissionais passe por uma seleção rigorosa e seja reavaliada semestralmente. Estes devem receber salários adequados ao nível de exigência da função e ao padrão do condomínio. Pequenas economias podem gerar enormes diferenças de capacitação e rendimento. Por fim, o condomínio deve ter todos os procedimentos previstos e a equipe deve ser treinada trimestralmente para executá-los da maneira correta.

 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet