Mercado

Mercado em condomínios

Quarentena fez Vendify se reinventar

terça-feira, 12 de maio de 2020

Quarentena abre espaço para empresa abrir mercadinho dentro de condomínios

A Vendify, empresa que instala máquinas de snacks dentro de escritórios, viu suas vendas despencarem desde que começou o isolamento social para conter a curva de crescimento do coronavírus. Da noite para o dia, a empresa não tinha para quem vender, já que as pessoas que utilizavam essas máquinas nos escritórios passaram a trabalhar de casa.

“Ficamos sem vender nada e daí bateu o desespero. Ficamos uma semana pensando em como reinventar o negócio”, disse Valdemir Araújo, diretor da Vendify.

Foi aí que surgiu a ideia de criar mercadinhos dentro de condomínios. “Se as pessoas não estão nos escritórios, elas estão em casa. Então pensamos: é preciso estar onde elas estão”, afirmou Araújo.

Como funciona esse mercadinho? O diretor da Vendify diz que para instalar o mercadinho ele precisa que o condomínio ofereça uma parede de 2,5 metros em local de grande circulação e vigiado por câmeras. O monitoramento é necessário porque o pagamento é feito à base da confiança: o morador pega seus produtos e paga sozinho, não há funcionários.

Não há muito furto? Araújo diz que não. Segundo ele, o índice de perda não tem passado de 1%. “A honestidade tem nos surpreendido. No mundo corporativo, também funciona na base da confiança e as pessoas são incentivadas a pagar até pelas políticas de RH. Como no condomínio não tem RH, pensávamos que a perda seria maior.”

Quais as diferenças de vender no escritório e no condomínio? Segundo ele, no mundo corporativo as vendas giram mais em torno de alimentos para consumo imediato, sucos, refrigerantes. “Tivemos que fazer ajustes, pois o perfil de consumo no condomínio é diferente.”

Nos condomínios, segundo Araújo, as pessoas compram embalagens maiores, itens de mercearia, pratos prontos e congelados. “A gente não vai por um refrigerante de dois litros na máquina do escritório, mas dá para vender no mercado do condomínio.”

O que a empresa ganha com isso? A Vendify ganha com a venda dos produtos dentro dos prédios.

E o prédio, ganha alguma coisa? O condomínio oferece comodidade para o morador e não tem gasto com a instalação de equipamentos.

Fonte: https://6minutos.com.br/ | Nota: conteúdo comercial.