Monitoramento remoto

Uso de tablets, smatphones e outros gadgets ajudam na segurança à distância

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Monitoramento de residências pode ser feito de qualquer parte do mundo

Por meio de smartphone, tablet e outros dispositivos móveis, é possível monitorar residências à distância. Armazenamento em nuvem e rede 3G possibilitaram evolução dos aparelhos

A administradora de empresas Elisa Alves Guerardi é síndica do Condomínio Parque das Tulipas, na Rua Pouso Alegre, limite dos bairros Horto e Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte. Inaugurado em 2001, o residencial tem três blocos e um total de 84 apartamentos, com centenas de moradores. Recentemente, de olho na diminuição de custos da segurança do condomínio, um moderno sistema de monitoramento com 16 câmeras foi colocado. O Parque das Tulipas, que funcionava com duas portarias (uma delas na Avenida Silviano Brandão) e dois porteiros 24 horas, passou a operar com somente um porteiro na Rua Pouso Alegre, que monitora as duas entradas. A síndica garante que o número de funcionários, que eram 10, caiu pela metade.

Desde o início do mês, todos os moradores podem acessar, de qualquer parte do mundo, as imagens de todas as câmeras por meio de smartphone, tablet ou outros dispositivos móveis, o chamado monitoramento remoto. Todas as imagens serão armazenadas por 30 dias, para eventuais consultas, como disse Elisa. “Um morador pode, por exemplo, ter algum problema, como seu carro ser arranhado. Então ele tem as imagens à disposição. As câmeras ajudam também a observar os funcionários do condomínio, ver como eles estão trabalhando, como eu já faço. O equipamento melhorou a produção deles”, avalia.

As câmeras, bem como o treinamento dos funcionários, são de responsabilidade da Aseg Segurança Eletrônica, empresa de Belo Horizonte, e custaram R$ 22 mil, investimento que a síndica Elisa pretende que se pague em pouco tempo, em função da economia com o quadro de funcionários. João Paulo Alves de Deus, 33 anos, diretor comercial da Aseg, diz que a tendência do monitoramento remoto é irreversível, não só para a segurança de particulares e empresas, mas também como forma de gerenciar negócios, a partir das imagens de funcionários e fluxo de clientes.

Mesma opinião de Heraldo de Paula Filho, de 45, diretor de inovação e novas tecnologias da Teleatlantic, empresa de São Paulo que integra o Grupo Internacional Bracol, com mais de 30 anos nos segmentos de segurança, proteção, comunicação e atuação em Israel, México, Colômbia e Brasil. A Teleatlantic lançou o Teleview, tecnologia importada dos EUA que grava e transmite imagens em nuvem, em tempo real e 24 horas por dia, com tecnologia IP.

Um detalhe interessante é que as câmeras filmam 24 horas por dia, porém só gravam quando há movimento na imagem, como é também o caso do condomínio Parque das Tulipas e Belo Horizonte. Isso permite que o armazenamento das imagens não pese tanto no datacenter (onde elas são armazenadas) e seja somente de cenas com algum personagem e não, por exemplo, de uma escadaria do prédio sem ninguém.

As câmeras IP utilizadas no serviço filmam e gravam as imagens em nuvem e o tipo de uso é determinado pelo próprio cliente, podendo utilizá-las para detectar um intruso, ou em casos de disparo de alarme verificar em tempo real o que está acontecendo. A solução também pode ser utilizada para identificar se o padrão de atendimento de diferentes lojas da mesma rede está adequado, se o ambiente de trabalho é padronizado, para verificar os horários de entrada e saída dos funcionários, os momentos de maior movimento, etc.

Um dos diferenciais do Teleview é que ele pode ser contratado por assinatura mensal sem a necessidade de compra de equipamento, assim como as empresas de TV a cabo. “Os cliente não pagam o custo das câmeras, que são nossas, e fazem parte do contrato, bem como a manutenção delas. E isso é bom negócio, já que o custo de quatro câmeras, por exemplo, é de aproximadamento R$ 2,5 mil”, disse Heraldo de Paula. E acrescentou que os pacotes inicialmente oferecidos têm capacidade de armazenagens de imagens de 7, 15 ou 30 dias, com preços iniciais abaixo de R$ 100 mensais. “Uma solução barata, ao alcance de todos, particulares ou empresas”, finalizou. Porém, o Teleview, por enquanto, só está disponível na capital paulista e cidades do entorno. Mas soluções semelhantes são encontradas em BH e outras cidades de Minas Gerais.

AVANÇOS

Inovações em sistemas de monitoramento surgiram há três anos e são favorecidas pelas novidades na transmissão de dados. “Agora, é possível ver na tela do celular as imagens captadas pelas telas de sergurança, porque se utiliza um método de compressão de vídeos chamado H264, o mesmo utilizado na tevê digital aberta”, explica Alexandre Mori, gerente nacional da Axis Brasil, especializada em monitoramento digital. “Isso permite, inclusive, que o vídeo transmitido esteja em alta definição”, aponta.

O armazamento em nuvem, que se popularizou nos últimos dois anos, é outra inovação rapidamente integrada a esses produtos. “A pessoa não corre o risco, por exemplo, de alguém invadir sua casa e roubar o arquivo de imagens, uma vez que esses dados ficam armazenados diretamente na internet, para serem acessados pelo dono de qualquer lugar”, explica Mori.

Fonte: http://www.em.com.br/