O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Novas regras para geradores

Em São Paulo, condomínios devem diminuir a poluição proveniente desse equipamento

Publicado em: sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Até o final do mês de setembro (2011), em São Paulo, os condomínios deverão se adaptar às novas regras referentes aos combustíveis de grupos geradores. O decreto  52.209/2011, do prefeito  Gilberto Kassab,  em seu segundo artigo fala que:

As edificações públicas ou privadas que utilizem grupos motogeradores deverão convertê-los ou utilizar equipamentos movidos a combustível menos poluente que o óleo diesel ou adaptar filtros ou outros acessórios que reduzam a poluição,observado, quando houver, percentual que venha a ser estabelecido pelo órgão ambiental competente, nos termos do item9.4.5 do Anexo I da Lei nº 11.228, de 1992.

Há, porém, um problema: a secretaria municipal de meio ambiente ainda não sabe qual será o percentual a ser diminuído da poluição proveniente dos geradores dos condomínios, de acordo com sua assessoria de imprensa.

O  órgão explicou que a multa aplicada aos condomínios infratores será de acordo com a gravidade da poluição, dependendo da avaliação do técnico.  As vistorias serão feitas aleatoriamente ou por denúncia.

Para se preparar, a secretaria apenas sugere que haja uma substituição do óleo diesel usado ou a instalação de um filtro para o combustível. Para isso, o recomendado é o oxicatalizador, um equipamento que desempenha essa função. 

Seu custo aproximado é entre R$ 3 mil e R$ 3,5 mil, por gerador – em geral, os condomínios contam com apenas um aparelho.

“Ninguém foi multado ainda, mas os condomínios ficam sempre na dúvida se estão dentro da lei ao instalar esse tipo de filtro”, explicou Josemilson Ribeiro, técnico em suprimentos da empresa VIP instalações prediais.

Vale lembrar que o SíndicoNet entrou em contato com o órgão fiscalizador do caso – a secretaria municipal do meio ambiente – e aguarda mais informações sobre o tema. 

Serviço

- Empresas especializadas em venda e manutenção de Grupos Geradores 

Fonte: SíndicoNet; Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SP); Josemilson Ribeiro, técnico em suprimentos da empresa VIP instalações prediais.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...