O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Mercado

Novos empreendimentos

Sem Plano Diretor, cidade de Caucaia (CE) não recebe investimentos

Publicado em: quinta-feira, 5 de julho de 2012

 Condomínio fica parado por falta de Plano Diretor

Há oito meses que os investidores buscam uma autorização para a construção de moradia na Praia da Tabuba

A falta de um Plano Diretor, para disciplinar novas edificações em Caucaia, é apontada como um entrave na construção de um condomínio na Praia da Tabuba. Há oito meses, os investidores encaminharam à documentação para o Município, mas até o momento não houve autorização para a execução das novas moradias.
 
O empreendimento é uma iniciativa da Conde Desenvolvimento Imobiliário, que quer construir três grandes condomínios em 450 hectares. Segundo Alexandre Pacci, da Pacci Pro-Consult, há mais de oito meses ele espera que a Prefeitura, junto com a Câmara Municipal, tornem viável o lançamento do empreendimento. Ele diz que se não houver uma autorização até setembro, os investidores não terão outra alternativa se não abandonar o projeto naquela região.
 
A planta do projeto prevê a construção de três grandes condomínios na Tabuba. No entanto, os investidores afirmam que a documentação foi enviada há oito meses à administração, mas até agora não obtiveram resposta quanto ao projeto
 
"O atual prefeito, Dr. Washigton (Washington Goes, prefeito de Caucaia) sempre foi e é, muito receptível ao projeto. Tem nos recebido sempre muito solícito, mas, na prática, apresenta uma inércia que pode impossibilitar o lançamento ainda neste ano. Privando a população local dos benefícios deste empreendimento, que deve ter 3 mil lotes (ainda não confirmados) e a doação de um grande parque ecológico", afirma Pacci.
 
Estes números vêm sendo divulgados pelas incorporadoras Scopel Desenvolvimento Urbano e Conde Desenvolvimento Imobiliário, no sentido de investir na região, com moradias voltadas para segmentos de média a alta renda.
 

Documentação

 
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Caucaia, Antônio Vieira de Moura, nega que seja a administração que esteja atrasando a realização das obras.
 
Ele explica que já manteve contatos com os empreendedores e vêm aguardando mais documentação, para se inteirar sobre a localização real do condomínio, a fim de que não haja conflitos legais com áreas de proteção ambiental.
 
Antônio Vieira diz que há um Plano Diretor que já disciplina essas construções, mas uma nova legislação deverá se adequar com novas realidades do Município. Explica que desde a construção do Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, houve a necessidade de um novo disciplinamento territorial, não apenas envolvendo questões de limites municipais, como de ordem ambiental, especialmente nas áreas próximas às faixas litorâneas.
 
Por conta disso, salienta que esse novo plano deverá ser realizado com a participação dos Municípios envolvidos e mais a Assembleia Legislativa, com a coordenação do Governo do Estado, a fim de contemplar todas as demandas legais.
 
"Até que saia esse novo disciplinamento, cada caso será analisado individualmente", disse Antônio Vieira.
 
Para os empreendedores do projeto habitacional, não há o que temer com relação aos impactos ambientais. Lembram que, atraídos pela beleza natural local, e em virtude do grande crescimento gerado pelo CIPP, o empreendimento contemplará o conceito de viver em meio à natureza de forma sustentável. "O que queremos é uma definição, porque senão não poderemos investir no Município", disse Pacci.
 
A proposta inicial é três grandes condomínios fechados com infraestrutura de alto padrão.
 

Extensão

 
450 hectares são o total de área prevista para a construção dos condomínios que deverá reunir moradias de padrão elevado na Praia da Tabuba
 

Mais informações:

 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico CE-090, Nº 1076, Altos - Vicente Arruda - Caucaia
Telefone: (85) 3342.7415

 

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...