O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Eventos

O que rolou no Conexão SíndicoNet 2019

O evento foi uma maratona de conhecimento, troca de ideias, novidades do mercado e negócios. Confira.

quarta-feira, 24 de abril de 2019
WhatsApp
LinkedIn
O evento foi uma maratona de conhecimento, troca de ideias, novidades do mercado e negócios. Confira.

Só quem participou do Conexão SíndicoNet 2019, no dia 30 de março, no Hotel Tivoli Mofarrej, sabe o quanto as 10 horas de evento valeram a pena.

Os ingressos, esgotados 10 dias antes do encerramento oficial de vendas, deram o sinal do quanto as pessoas – síndicos profissionais e residentes, administradores e público interessado – esperavam dessa experiência.

“Esse novo formato de se conectar com o nosso público vem nos trazendo muitos ensinamentos e experiências positivas. É impressionante como aprendemos a cada evento, a cada palestra e a cada conversa que temos com cada um dos participantes que vêm falar conosco. E você perceber que isso também ocorre com as pessoas que participam do Conexão, é realmente muito gratificante, não tem preço”, afirma Julio Paim, CEO do SíndicoNet.

Conexão SíndicoNet em números

  • Mais de 1.400 metros quadrados divididos em plenária, lounge, área de negócios e mentoria;
  • 700 participantes vindos de mais de 20 estados e mais de 90 cidades brasileiras;  
  • Staff de mais de 100 profissionais
  • 24 empresas e startups patrocinadoras;
  • 15 palestrantes e 14 mentores. 
  • 4 palestras principais, 2 painéis com especialistas e 7 mentorias coletivas;
  • Mais de 13 horas de conteúdo.

Na plenária, as palestras trouxeram temas relevantes

plenaria

Se você foi ao Conexão, recapitule os pontos principais abordados pelos especialistas em suas palestras. Se não foi, vale a pena ver o resumo do conteúdo apresentado.

Na plenária, onde foram realizadas as oito apresentações (4 palestras, 2 paineis e 2 mentorias), cerca de 550 participantes tiveram a oportunidade de assistir grandes especialistas em diversos segmentos do setor abordarem temas fundamentais para a gestão do síndico hoje e no futuro. 

Abertura

feedback

Julio Paim abriu o ciclo de palestras falando sobre o conceito surgido no Vale do Silício – o Propósito Transformador Massivo, uma espécie de finalidade existencial da empresa e o impacto transformador que ela pode causar em uma região, indústria, comunidade ou planeta como um todo.

Por exemplo, o propósito do Google é “organizar a informação do mundo”. Já o do Boston Children’s Hospital é “até que todas as crianças estejam bem”. 

O CEO fez um paralelo ao ecossistema dos condomínios

“Tudo o que fazemos está relacionado à coletividade. Geramos impacto em um volume grande de pessoas. Que tal, então, criar e exercitar os nossos próprios propósitos, como melhorar a vida de dezenas, centenas ou milhares de condôminos e famílias que vivem em condomínios? Isso nos motiva e nos faz pensar na importância do nosso trabalho e o impacto dele na sociedade brasileira".

Paim apontou as quatro vertentes do cenário atual que geram impacto sobre a gestão condominial e como, a partir delas, desenhou a programação das palestras: 

  1. Complexidade cada vez maior dos condomínios (a importância de entender e se preparar) e o mapa mental com todas as tarefas e funções do síndico; 
  2. Ambiente em transformação (riscos, ameaças, mas também oportunidades); 
  3. A questão geracional (quatro gerações coexistindo, com diferentes necessidades e formas de comunicação); 
  4. Condôminos mais exigentes (como lidar com condôminos idealistas e conectados). 

No final, detalhou a programação das palestras, que você vai conferir no resumo abaixo. 

Palestra 1: O profissional e as comunidades do futuro

palestra1

Na sua palestra, Arthur Igreja, especialista em tecnologia, inovação e co-fundador do AAA Plataforma de Inovação, abordou os possíveis caminhos e formas de convivência na sociedade tecnológica e como isso pode influenciar diretamente síndicos, administradoras, e a vida em condomínios. 

Uma das ênfases da palestra foi como a tecnologia pode ser benéfica, desde que aplicada com o equilíbrio certo, calibrando o mundo digital com a experiência real.

Igreja apresentou vários exemplos de como a observação das mudanças de comportamento – e a partir delas, o surgimento de novas necessidades – é essencial para melhorar a vida das pessoas com a tecnologia. 

Ele questionou: O que a pessoa está querendo resolver ao morar em um condomínio? É preciso pensar nisso. 

“Use a tecnologia para aproximar, agilizar e trazer fluidez. E coloque o usuário no centro.”

Palestra 2: Comunicação assertiva

palestra2

Uma das primeiras lições da vida adulta é que tudo depende da forma como você se expressa para o outro. Efeitos bons e péssimos podem vir dessa comunicação. Áurea Regina de Sá, media trainer e coach de comunicação, explicou a importância da comunicação assertiva como ferramenta de gestão. 

Com exemplos e dicas, os participantes entenderam como usar a comunicação a seu favor, para preservar a harmonia no condomínio se relacionando melhor com condôminos, funcionários e fornecedores; e, principalmente, na gestão de crise. 

Palestra 3: Condomínios no piloto-automático

palestra3

O CEO do SíndicoNet, Julio Paim, mediou um painel que atraiu ainda mais a atenção dos participantes. Juntos, três síndicos profissionais com diferentes perfis de atuação e carteiras contaram suas experiências e desafios em fazer a gestão de condomínios – sem criar a dependência de sua presença e atuação direta. 

Natachy Petrini (Sócia-diretora da Condomínio Profissional, Serviços de Síndico Profissional) detalhou como desenha um plano gestor, com objetivos de curto, médio e longo prazos. E revelou uma ferramenta fundamental: estar nos condomínios, observando, acompanhando por meio de um Mapa do condomínio. 

Ela deu a sua dica: “Se especialize, busque capacitação, faça cursos. Converse com outros síndicos, forme uma rede de troca de informações”. 

O modelo canadense de sindicatura bem estruturado, com leis específicas e regulamentadas, foi um dos destaques de Pedro Cunha (Fundador e CEO da Safira Serviços Síndicos Profissionais) na sua palestra. Pedro também defendeu o uso do compliance como ferramenta importante para reforçar a transparência no condomínio.   

Cunha também abordou o recrutamento e seleção, a escolha do preposto e a necessidade de uma equipe colaborativa.

Seu recado para a plateia: “Tenha paciência e controle a ansiedade. Volume não é sucesso. Só quando fizer a ótima gestão de um condomínio, parta para outro.”

Marcelo Junqueira (Síndico profissional de condomínios comerciais, entre eles, os principais “Triple A” de São Paulo) contou como consegue controlar todas as informações dos condomínios em tempo real

“O sistema que criamos e chamamos de Follow up começou com uma planilha de Excel, passou para o Google Excel e hoje tem uma plataforma web. Ali, todas as tarefas dos gerentes prediais são registradas. Se houver algum problema, somos avisamos e podemos atuar”, descreveu.

Junqueira também ponderou como um ambiente conturbado pode ser encarado de um modo positivo, como um desafio que vai tirar o síndico da zona de conforto.

No final, aconselhou: “O síndico tem que ouvir mais do que falar. Você não é dono do condomínio”.   

Palestra 4: Desvendando o mindset e o mapa mental do síndico

palestra4

A dupla Fábio Fiorini (CEO do Grupo FRVendas) e Taula Armentano (síndica profissional) abriu a palestra introduzindo o conceito do Mindset (modo de pensar) e como esse conhecimento pode ser uma importante ferramenta de decisão.

Na primeira parte, Fiorini explicou o que é: 

  • Mindset Fixo: resumidamente, tende a descartar o esforço, certa resistência à mudança e dificuldade em aceitar críticas. Também é um pensamento vinculado às decisões rápidas
  • Mindset de Crescimento: é um modo de pensar mais voltado à construção, ao aprendizado e à reflexão

A partir de um teste, cada participante identificou qual dos dois tipos predomina em seu modo de pensar. O ponto alto foi a proposta de situações/problemas que podem ocorrer em condomínios e qual seria o mindset escolhido para a solução. 

Em seguida, Taula e Fiorini analisaram qual a postura ideal para o gestor assumir diante de cada situação proposta. E orientaram a escolha considerando a ocupação. Não é uma regra fixa, eles esclarecem, mas de modo geral:

Síndico profissional: mindset fixo, quando tem o conhecimento e a vivência para tomar decisões rápidas

Síndico residente: mindset de crescimento, quando é indicado buscar a ajuda da Administradora para chegar à melhor solução; 

Administrador e gerente: os dois mindsets. Nessa função, é experiente, sabe o que fazer na urgência, mas precisa recorrer ao respaldo de um especialista

“80% das pessoas usam o mindset fixo. Mas, conhecendo a ferramenta, dá para escolher o mindset melhor para cada situação e a decisão que vai dar mais performance, que seja mais correta”, ensina Fiorini.

A segunda parte da palestra abordou o Mapa Mental – ferramenta de planejamento pensada para construir, organizar, memorizar e analisar qualquer situação. Usada para estruturar projetos, fazer planejamento,  solucionar problemas, memorizar e realizar engajamento coletivo

"A cabeça tem várias ramificações, mas pensa um projeto basicamente com três essenciais: qual o objetivo, o que é preciso fazer e como. Com o Mapa, dá para ver e entender os desafios, a gestão está à vista (a parte obrigatória, os diferenciais)."

Mega Painel Jurídico - Mediação Márcio Rachkorsky

Bloco 1: Plataformas de locação de curta temporada e Condôminos antissociais

palestra5

AirBnb é um assunto que ainda provoca certa tensão nos condomínios. Dá para entender, afinal, como lidar com a rotatividade de pessoas estranhas – por mais que se cerque de cuidados? Tema abordado no primeiro Conexão, a plataforma de curta temporada prosseguiu em discussão nesta edição. 

Os advogados Gabriela Macedo e Jaques Bushatsky discutiram as possibilidades jurídicas para resolver problemas como insegurança e riscos, direitos do vizinho e outras questões desse tema, que ainda apresenta dúvidas. 

Entre as soluções discutidas, destacamos a criação de regras que garantam a boa convivência do vizinho transitório e a segurança do condomínio; e a importância de se definir a responsabilidade de todos – e não só do síndico – em assembleia.

Bloco 2: Condôminos e ocupantes antissociais, Violência doméstica, Racismo, Abuso infantil e Maus tratos a animais dentro das unidades e no também no condomínio. Afinal, o que isso tem a ver com o Síndico?

palestra6

Assuntos que mobilizam a sociedade e ocupam espaço na grande mídia foram abordados pela dupla de advogados Viviane Basqueira e André Junqueira nessa palestra, também mediada por Rachkorsky. 

Até onde o síndico deve interferir, a necessidade de manter o olhar atento e o que fazer em situações extremas foram algumas das questões levantadas.

O tema condôminos antissociais também dividiram o espaço da conversa. A partir de recente caso de exclusão de casal do condomínio [Veja matéria Convidados a se retirar], a discussão abordou essa possível realidade e como incluí-la no papel do síndico

Bloco 3: Atualidades da legislação condominial, Projetos de Lei em andamento e os Impactos diretos e indiretos dessas mudanças

palestra7

Os advogados Rodrigo Karpat e Alexandre Marques trouxeram à plenária informação atualizada sobre os principais projetos de lei que tramitam no Congresso, assim como as mais recentes leis

Temas como a assembleia virtual e o voto do inadimplente entraram em discussão.

Mas a Multipropriedade (lei que passou a valer a partir de 21/12/2018), o que muda a partir dela e como adaptar o condomínio para essas mudanças; e a questão da regulamentação da profissão do Síndico foram os pontos altos da palestra. 

Palestra 8: A empatia como virtude ética para fomentar um ambiente cooperativo no condomínio

palestra8

Para fechar a programação de palestras do Conexão SíndicoNet 2019, o filósofo Ives Alejandro Munoz abordou valores que mexem com o íntimo de todo o ser humano: a felicidade, a empatia e o contrário, a indiferença, a ética e as formas de estar no mundo com um olhar mais otimista. E como tudo isso pode ser também aplicado na vida em condomínio

As mentorias coletivas com especialistas foram um sucesso à parte

Um espaço com 50 lugares foi reservado para uma experiência rica de troca de informações durante 40 minutos. O formato Mentoria trouxe 14 especialistas do mercado com formações diversas, que dividiram com participantes que fizeram inscrição prévia conhecimento, informação e vivências. No final, responderam perguntas e conversaram com as pessoas.

Mentoria - Embasamentos Jurídicos sobre Questões Polêmicas (Mentores: Inaldo Dantas e Fernando Zito)

mentoria1

“Foi uma experiência muito positiva. Uma oportunidade de estar frente a frente com o público, ouvindo seus problemas e dando a resposta completa; tudo isso proporcionado pelo contato corpo-a-corpo. Curiosidades e perguntas elaboradas por um participante, geralmente eram problemas recorrentes entre quase todos.Estouramos nosso tempo e ainda fiquei respondendo perguntas por quase uma hora após encerrada a monitoria, no lounge do SíndicoNet.” Inaldo Dantas

Mentoria: Precificação da Sindicatura Profissional (Mentores: Ricardo Karpat, Nilton Savieto e Antonio Carlos Barbosa)

mentoria2

“A nossa mentoria foi excelente, a plenária estava cheia e todos muito atentos. O assunto da mentoria é umas das principais dúvidas, se não a principal, do síndico profissional: a precificação. Os síndicos que participaram no palco colocaram o item qualificação e a sua importância, em contraposição ao leilão, já que o preço não deve ser o fator decisório. Eu finalizei afirmando que síndico profissional não é custo, é investimento, a médio prazo diminui custos e valoriza o patrimônio. Os participantes gostaram, e muitos vieram me falar pessoalmente.” Ricardo Karpat

Mentoria: Plano Diretor e Previsão Orçamentária (Mentor: Gabriel Karpat)

mentoria2

“Eventos como o Conexão valorizam nosso segmento como um todo! Minha participação na mentoria foi uma experiência muito rica. Sinto que o nível das pessoas que querem entrar no mercado melhorou muito. Elas chegam com boa formação e boa experiência profissional. Mas ainda há despreparo e desconhecimento. O caminho a percorrer é longo e deverá ser rápido, porque o mercado exige essa rapidez. Ainda precisamos de eventos como este. São encontros que deixam um alerta para as pessoas que querem se tornar síndicas profissionais: não basta estar sempre no lugar certo na hora certa. É uma questão de preparo. A troca de informações nos eventos e também nos cursos on-line preparam as pessoas e o mercado como um todo sai ganhando.” Gabriel Karpat 

Mentoria: A Internet das Coisas Aplicada à Manutenção dos Condomínios (Mentor: Fábio Dans)

mentoria2

“Foi muito bacana poder interagir com os síndicos. Sala cheia, completa! No final, a mentoria abriu espaço para perguntas e teve bastante interação --  as pessoas queriam saber sobre o IoT, o que já tem disponível em soluções para os condomínios no presente e o que terá desenhado para o futuro. Espero que no próximo ano possamos repetir essa experiência de interação, seja falando sobre IoT ou outro tema que possa surgir. O evento foi um sucesso, gostei muito do que foi apresentado nas palestras e de como tudo foi organizado.” Fábio Dans 

Mentoria: Condomínios do Futuro e Startups (Mentores: Odirley Rocha, Raquel Schramm e Mich Dim D’Ippolito)

mentoria2

“Nossa mentoria foi ótima. Influenciamos a plateia e fizemos com que o pessoal viajasse e saísse da zona de conforto pensando sobre o futuro da tecnologia. Eles levantaram questionamentos sobre o preparo para esse momento e o temor de se esquecer a humanização. Abrimos uma discussão importante, mencionamos as assembleias e reuniões virtuais, projetamos a chegada de um grande workplace (produtos como limpeza, feira e muitos outros) ao condomínio. E chegamos à conclusão na mentoria: a tecnologia veio para ajudar e deve se focar em três pilares essenciais que são convivência, segurança e redução de custo. Se as plataformas implantadas no condomínio estiverem interligadas a essas três premissas, vai dar certo.” Odirley Rocha  

Mentoria: Soluções para Inadimplência (Mentor: Hadan Palasthy)

mentoria2

“Muita gente estava interessada nesse assunto tão importante no cenário condominial: a inadimplência. Havia muita coisa para ser abordada, muita informação bacana, e tivemos até que correr um pouco por conta do tempo curto. Após a mentoria, as pessoas vieram tirar dúvidas, pedir esclarecimentos. Como no ano passado, o evento foi um sucesso. As pessoas estavam interessadas em entender e receber conteúdo, em analisar as opções dentro do mercado condominial com empresas sérias e que estavam dispostas a trazer algum tipo de diferencial para o condomínio. Acho que conseguimos auxiliar nisso levando o conhecimento para o síndico e o gestor que assistiu a nossa palestra.” Hadan Palasthy 

Mentoria: A reinvenção das Administradoras(Mentores: André Baldini, Carlos Berzoti, Rafael Costa Abreu e Rafael Lauand)

mentoria

Quem foi, gostou!

O retorno dos participantes na edição de 2019 está sendo muito positivo. 

“Recebemos muitos e-mails e ligações inspiradoras de participantes contando como a experiência mudou a forma de enxergar não só a gestão, mas o papel de cada um na construção da coletividade ou de uma sociedade melhor”, conta Marjorie Albuquerque, diretora de Marketing do SindicoNet

feedback

Veja alguns depoimentos de participantes:

Depoimento 1:

"No dia 30 de março participei do Conexão Sindiconet, e posso afirmar, sem sombra de dúvida, que vocês foram um divisor de águas em minha vida. Estou completando 53 anos e NUNCA me senti tão motivada e com tantas expectativas para o futuro. Estar naquele ambiente, com tantas pessoas capacitadas e tantas informações produtivas, não tem preço!”

Lucélia Pimentel, Síndica Profissional

Depoimento 2:

“Excelente o Conexão desse ano. Confesso que superou muito minha expectativa e valeu passar um sábado todo junto de feras do segmento. Fiz muito networking, troquei muitas experiências interessantes com outros síndicos e disparei vários contatos com os fornecedores do encontro.”

Silvio Eduardo Oliva, Síndico Morador

Depoimento 3: 

“Pensei que seria mais do mesmo. Errei. Gostei tanto, que estou esperando o próximo. Perfeito, temas atualizados, polêmicos e propostas de novos desafios!

Miran Kelekian Neto, Síndico Profissional

Aos nossos olhos críticos, como equipe SíndicoNet, o resultado sempre poderia ser melhor. Como disse Gilberto Gil em sua música, “a perfeição é uma meta”. O desafio de oferecer a cada ano um evento melhor, aprendendo com as lições, os erros e os acertos, é o que nos move.

Sorteio de prêmios

Para fechar o Conexão SíndicoNet 2019 com chave de ouro, presenteamos o público com um sorteio de vários prêmios que foram oferecidos pelos nossos parceiros. Vejam o que saiu:

sorteio consigaz

sorteio kiper

sorteio elemidia

sorteio pj bank

sorteio hagana e verzani&sandrini

sorteio minha portaria

  • 5 Faqueiros + mochila (Consigaz)
  • 3 Kits livro + camiseta (Kiper)
  • 1 Adega com vinhos (Elemidia)
  • 1 Mochila com PowerBank (PJ Bank)
  • 1 Ipad (Haganá e Verzani & Sandrini)
  • 5 Bicicletas (Minha Portaria)

Terceiro Conexão SíndicoNet

A dinâmica que move uma escola de samba é um bom exemplo da nossa própria dinâmica. Mal o calor da emoção de pisar no Sambódromo acalma, o tema do desfile do próximo ano é definido e começam os trabalhos. 

É um movimento que não para, como é o mercado e suas especificidades, suas novas e crescentes demandas. 

“A gente encerra um evento e já inicia o próximo projeto, que vai se intensificando. É um trabalho de 12 meses, de bastante expectativa e muito foco. Sem dúvida é uma satisfação realizar um evento que mobiliza muitas equipes e impacta tantas pessoas no mercado condominial.”, traduz Marjorie.

equipe

Nos encontramos no 3o Conexão SíndicoNet, em 2020!

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...