Porteiros qualificados

Em Ribeirão Preto, procura por esse profissional aumentou até 400%

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sobra prédio e falta porteiro em Ribeirão Preto

Empresas que trabalham com a contratação de mão de obra qualificada e administração de condomínios confirmam: faltam porteiros em Ribeirão Preto. Na cidade, sobram lançamentos de empreendimentos residenciais e comerciais e faltam profissionais capacitados para preencher essas vagas, criadas pela demanda aquecida da construção civil. Em uma empresa prestadora de serviços, que realiza a terceirização de vagas para cerca de sessenta condomínios, a procura por porteiros aumentou 400% de 2011 para 2012, segundo o administrador Juscelino Ferreira dos Santos.

Ele explica que a dificuldade em conseguir um profissional qualificado se justifica, principalmente, pelas maiores exigências do mercado para quem quer trabalhar nessa área.

"Hoje em dia, praticamente todos os condomínios têm sistemas informatizados de segurança. O porteiro precisa saber mexer em sistemas de vigilância, cancelas e ter boas noções de informática. E a maioria não se qualificou", diz.

De acordo com Juscelino, de cada vinte candidatos entrevistados durante a semana, apenas seis apresentam os requisitos mínimos para a função. "Às vezes, contratamos aquela pessoa que não tem tanta qualificação só para cobrir um ‘buraco’ até arrumarmos o candidato que apresente as exigências necessárias", afirma.

Em uma administradora de condomínio da cidade, a dificuldade também aumentou nos últimos meses. Segundo o auxiliar de departamento pessoal Rafael Caldeira, do início do ano até agosto o aumento nas solicitações por porteiros aumentou 40%.

"Está cada vez mais complicado encontrar porteiros que possuam cursos de qualificação e já com uma noção de informática".

A rotatividade na área é citada como um dos maiores problemas também por João Henrique de Oliveira, síndico de um condomínio no bairro Sumarezinho, com cinco blocos e mais de 160 apartamentos.

"É a área em que há mais mudança e rotatividade em todo o condomínio", afirmou.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br