Prédios modernos

Lançamentos em Manaus oferecem conforto térmico sustentável

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Imóveis em Manaus esbanjam tecnologia

Novos empreendimentos imobiliários de Manaus não são apenas vistosos. Na construção deles há uma boa carga embarcada de novas tecnologias

Para atrair compradores, o condomínio de luxo Victorian Living Desire, lançado nesta semana, em Goiânia (GO), apresentou um atrativo “pouco comum” para um prédio residencial: um elevador para carros. O item adicionado pela construtora GPL, mostra que o público brasileiro está cada vez mais exigente na hora de comprar um imóvel. E que entre os detalhes oferecidos, a tecnologia pode ser o diferencial na hora de “vencer a concorrência”.

Apesar de as empresas da construção civil em Manaus ainda não terem chegado ao ponto de oferecer “elevadores para carros” em seus residenciais ou prédios comerciais, existe muita tecnologia sendo empregada por aqui. Além de atrair o cliente, as construtoras têm outra vantagem ao inserir tecnologia em seus imóveis: agregam valor ao produto.

Em alguns casos, a inovação vem desde o processo de construção. A PDG utiliza “fachada ventilada” em alguns dos seus empreendimentos como o Singulare (Av. Mario Ypiranga), Coral Gables, Unique e Key Biscayne (Morada do Sol). A inovação consiste em colocar um espaçador entre as cerâmicas da fachada para que o ar circule. O sistema reduz em até 5 graus a sensação térmica dentro dos apartamentos e também resulta em economia no consumo de energia, desde a construção da obra.

Quando o assunto for automação, o Privilege Club Residence (Av. Mario Ypiranga, em frente ao Manauara) é um dos mais completos da cidade. O residencial da Vaneng/Nova Recife Empreendimentos possui apartamentos totalmente automatizados, com um painel touchscreen na sala principal.

Funções como ligar e desligar luzes podem ser controladas pelo celular. Os alarmes do apartamento também são integrados ao celular do proprietário. As portas dos apartamentos possuem leitor de impressão digital. O Privilege também é equipado pelo sistema de ar condicionado mais moderno do mundo, o VRF central da Mitsubishi Eletric. Ele ajuda a reduzir o consumo de energia de em até 40%.

A Patrimônio Manaú também utiliza sistemas automatizados em seus residenciais. Lançado nesta semana, o Sunny Isles, localizado no Passeio do Mindú (Parque 10), possui equipamentos de biometria nas portas principais dos apartamentos. Só é possível entrar no imóvel através da identificação digital dos moradores, previamente cadastrada. O elevador também para dentro do próprio apartamento. O Concept, na Mário Ypiranga, é outro empreendimento automatizado da Patrimônio Manaú.

A Cristal Engenharia resolveu empregar um conceito de sustentabilidade no condomínio “Viva Verde”, localizado na Avenida Jacira Reis, Dom Pedro, zona Oeste. Os 72 apartamentos da torre de 18 andares possuem sistemas que aproveitam água da chuva e foram projetados para aproveitar ao máximo a luz natural.

Nas áreas comuns, existem torneiras especiais que regulam a vazão da água. Parte da energia consumida no local é proveniente de painéis solares. A Cristal também está utilizando madeira certificada durante o processo de construção do empreendimento ecologicamente correto.

Virtual

A Capital Rossi vem erguendo na estrada da Ponta Negra o Reserva Inglesa Condomínio Parque. São 8 lotes de Condomínios totalmente independentes, sendo seis de condomínios residenciais e 2 comerciais. O próximo empreendimento a ser lançado no Reserva é o Britannia Park Offices.

E durante o lançamento, no próximo dia 28, os interessados já serão envolvidos por uma inovação tecnológica. A Capital Rossi apresentará o novo empreendimento por meio de um game, tipo simulador. Será possível “entrar” e explorar todas as dependências do local que ainda será construído.

A construtora Platinum também resolveu proporcionar inovação em um empreendimento comercial, o Sky Platinum Offices, na avenida Darcy Vargas. Todo salista sabe quanto consome de energia por dia graças à um sistema de energia implantado pela Platinum. Assim, cada um paga somente por aquilo que consome, o que resulta em economia. Os elevadores do Sky são com ar refrigerado e quando estão em movimento, os mesmos geram sua própria energia para funcionamento.

Fonte: http://acritica.uol.com.br/