O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Aldo Junior

Produtividade na gestão

Aprenda como planejar e ter uma semana organizada como síndico

Por Mariana Ribeiro Desimone - 17/07/17 11:08
Atualizado há 10 meses por Mariana Ribeiro Desimone
Aprenda como planejar e ter uma semana organizada como síndico

Por Aldo Jr.*

Imagine um navio sem um comandante, um avião sem piloto ou um carro sem motorista. Os danos seriam incalculáveis, não é isso?

Diante desta obvia constatação, podemos concluir que tudo na vida se norteia pela  direção correta daquilo que nos envolvemos e da forma que as conduzimos.

Assumir a gestão de um condômino não é diferente. A base da gestão de um condomínio é a organização. Querer agir como um sindico político e prometer soluções inalcançáveis  ou realizar aquilo que impera como a vontade individual dos condôminos, é fatal.

Fazer tão somente aquilo que se pretende coletivamente dentro dos limites do orçamento e mediante a decisão colegiada, isto sim certamente é o melhor caminho.  

Manter os pés no chão, e realizar aquilo que seja possível financeiramente, viável economicamente e aprovado administrativamente devem ser os principais compromissos dos gestores quando assumem a administração de um condomínio.

Prometer sem prévia avaliação técnica e consequentemente não cumprir além de ser uma atestado de incapacidade devidamente comprovada com aqueles que depositaram confiança em você, ocasiona ainda uma absoluta desconfiança de ambas as partes, os aliados e os opositores.

Henry Miler famoso escritor norte americano afirmava sabiamente “O destino de alguém não é nunca um lugar, mas uma nova forma de olhar as coisas.”.

O olhar nesta caso da gestão condominial é fundamental para que o síndico consiga entender o contexto administrativo,vislumbrar sua responsabilidade e a missão que lhe foi atribuída. 

Por isso planejar é o grande segredo para o sindico.

A falta de planejamento ocasiona necessariamente o surgimento de surpresas que na verdade são apenas problemas que afloram e se caracterizam como demonstrações claras da ineficiência e da falta de organização administrativa do síndico em sua gestão.

Cuidar das situações sempre de forma corretiva além de ser mais oneroso, traz consigo a intensa deficiência da gestão gerando paralisação de serviços essenciais, ou ainda de interrupção de obras em andamento.

Um síndico organizado vale por dois e evita muitas chateações. Um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores é o planejamento a organização do trabalho no dia a dia a frente da gestão do condomínio.

Uma semana organizada com planejamento diário do trabalho a ser desenvolvido pode, sem dúvida alguma, amenizar, e, em muitos casos evitar problemas simplesmente pela falta de organização e controle do trabalho.

Por isso síndico, prepare a sua semana. Organize-se em suas funções e evite surpresas desagradáveis. Abaixo seguem as dicas de ações diárias para melhorar sua gestão:

Planejamento das tarefas semanais do síndico

  • Segunda-Feira – Reúna seus colaboradores (encarregados, auxiliares administrativos, porteiros, serventes, administradora   etc) e defina os objetivos da semana.
  • Terça-Feira -  Reveja as prioridades: Essenciais aquilo que precisa ser feito em primeiro lugar; importantes – Aquilo que você deve fazer, mas depois de fazer o essencial;Acidentais – aquilo que você vai fazer depois de resolver o essencial e o importante
  • Quarta-Feira – Saia da sala da administração, ande pelo condomínio, atenda os condôminos dando encaminhamento as demandas sugeridas e  pretendidas.  
  • Quinta- Feira – Visite seus fornecedores em seus estabelecimentos comerciais e busque novidades para sua gestão que proporcionem eventuais reduções de custos e maior qualidade no atendimento aos condôminos
  • Sexta-Feira – Elogie seus colaboradores esteja próximo e atento aos detalhes. Corrija as eventuais falhas dos serviços executados , e em contrapartida enfatize suas qualidades para mantê-los motivados sempre. Escute suas opiniões, eles convivem de perto com as necessidades dos condôminos, e conhecem seus anseios,  podendo colaborar decisivamente para encaminhar as soluções dos problemas.  
  • Sábado – Atenção às manutenções preventivas, marque horário com os profissionais e técnicos especializados em produtos e serviços do condomínio, com tempo para conversar, esclarecer, decidir  e encaminhar as soluções das demandas.   
  • Domingo – Apenas descanse das atividades do condomínio, dê uma atenção mais intensa à sua família e recarregue suas baterias para a próxima semana. 

O síndico que se destaca na comunidade de um condomínio é aquele que organiza diariamente sua gestão, define suas ações e planeja as prioridades de realizações. 

O sucesso da gestão condominial estará muito bem encaminhado com a execução destas dicas. Acredite nisso e coloque em prática! 

(*)Aldo Jr. também é conhecido como Dr Condomínio.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...