O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Qualificação dos porteiros

Condomínio seguro precisa de bons profissionais

segunda-feira, 23 de julho de 2018
WhatsApp
LinkedIn

Qualificação do porteiro é essencial para a proteção do condomínio

Nos dias 28 e 30 de agosto, das 13h às 17h, será realizada a sétima edição do curso Qualidade no Atendimento em Portaria, promovido pelo Sindicato da Habitação (Secovi-BA), no auditório da entidade, no Itaigara. O curso tem um valor diferenciado para associados e contribuintes do Secovi e vai abordar temas do dia a dia de quem trabalha recebendo e atendendo o público nos condomínios, como a importância da função de porteiro, ética profissional, aparência e higiene pessoal, relações interpessoais, entre outros temas.

O presidente do Secovi-BA, Kelsor Fernandes, explica que todo dia nossa sociedade muda um pouco, com elementos de violência, de novas relações, um pouco de tudo, novas formas de lidar o próximo, o carteiro, o entregador.

“Nossa intenção é que esses profissionais recebam e assimilem este treinamento para ficarem sempre atentos, não relaxarem nos cuidados de segurança, aprendendo noções sobre como proceder com o público externo, principalmente entregadores. Também estarão mais preparados para não permitir entrada de pessoas estranhas. O treinamento alerta os porteiros, que também são um pouco vigilantes do movimento, através da informação e da formação para garantir a segurança do condomínio”, diz Fernandes.

Público-alvo

Dayane Ferraz, funcionária da Secovi-BA, ministrou o curso em seis temporadas, depois da primeira edição realizada em colaboração com o Secovi de Pernambuco. O público do curso são porteiros de condomínios indicados pelos síndicos. Eles recebem uma apostila composta de material didático, mas a formação inclui uma atividade dinâmica com os participantes.

Dayane Ferreira explica que os porteiros são estimulados a falar no curso sobre situações do dia a dia com as quais eles têm dificuldades de lidar. Como mediadores do convívio diário entre os moradores, eles dizem que um dos maiores problemas é o cumprimento, por parte dos condôminos, de regras que impactam na segurança do condomínio.

César Franca, síndico do Condomínio Pedras do Itaigara, explica que no local existem duas portarias e oito porteiros. “Todos participaram do curso e acredito que se sentiram valorizados e com vontade de mudar algumas atitudes. Identificaram alguns erros que cometiam, tiveram acesso a atualização de informações de segurança, com ênfase na atenção na portaria. Mas o mais complicado é o relacionamento interpessoal, porque os funcionários são muito antigos, o que dificulta mudanças efetivas devido a hábitos anteriores, e a intimidade profissional com os moradores faz com que relevem alguns comportamentos de moradores. O condomínio tem 37 anos e apenas três porteiros são novos. Precisamos fazer uma capacitação contínua com treinos na área de segurança”, avalia César Franca.

Reciclagem profissional

Administradora do Condomínio Edifício Prêmio, no Itaigara, Leila Rosas acredita que o curso é positivo por oferecer uma reciclagem aos porteiros que lidam com muitas situações diferentes em seu dia a dia.

“Nossa maior preocupação é com a segurança, e acredito que esta formação estimula a atenção dos funcionários, que recebem informação sobre como deve proceder para o recebimento de produtos nos condomínios e como devem realizar o trabalho em equipe. Acredito que a formação deve incluir também cuidados especiais com os adolescentes e idosos, que possuem características muito específicas”, salientou a administradora.

Já Renato Silva Junior, do Condomínio Bosque das Palmeiras, diz que não sentiu tanta diferença e o desempenho dos porteiros continua o mesmo. Ele acredita que isso se dá por limitação educacional dos funcionários, falta de comprometimento com o trabalho e de interesse. “A maioria dos porteiros são antigos e de baixa escolaridade”, disse. O condomínio tem cinco porteiros e todos participaram do curso visando melhorar seu desempenho profissional.

As vagas do curso para porteiros são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (71) 3272-7272 ou pelo e-mail cursos@secovi-ba.com.br.

 

Fonte: http://www.atarde.uol.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...