O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Queda de encosta

Prédio no RJ é desocupado por precaução

quinta-feira, 2 de julho de 2020
WhatsApp
LinkedIn

Moradores desocupam prédio na Lagoa com medo de desmoronamento de encosta

Em maio, lascas de pedra do Morro do Cantagalo se soltaram e ficaram retidas em uma grade de proteção. Parte do edifício foi interditada, mas todas as famílias decidiram deixar os apartamentos

Os moradores de um prédio na Lagoa, Zona Sul do Rio, decidiram por conta própria deixar os apartamentos com medo de desmoronamento de uma encosta.

O edifício, na Avenida Epitácio Pessoa, é colado ao Morro do Cantagalo — de onde, no dia 26 de maio, lascas de pedra se soltaram.

Os fragmentos ficaram retidos em uma tela de proteção, mas a estrutura acabou danificada.

Dias após a queda, a Defesa Civil Municipal interditou preventivamente parte dos fundos do prédio, do térreo ao quinto andar. Com medo de a grade se romper, os moradores dos demais pavimentos — do sexto ao 12º — decidiram também deixar os apartamentos.

Há o temor de que mais pedaços da rocha se soltem. Moradores de prédios vizinhos, que igualmente margeiam a encosta, também estão com receio.

A tela de contenção foi instalada por uma empresa contratada pela Riotrilhos, em 2012, durante as obras do metrô.

O que dizem as autoridades

A prefeitura confirmou que a interdição do dia 26 de maio foi feita pela Defesa Civil em ação conjunta com a Geo-Rio, mas alegou que é do governo estadual, especificamente da Riotrilhos, a responsabilidade pela rede de proteção.

O município ressaltou que a obra, à época da instalação em 2012, teve o aceite da Geo-Rio, “pois se mostrava a melhor solução, o que se provou dado que a estrutura cumpriu seu papel e conteve a rocha caída”.

A prefeitura pontuou que dar o aval de uma obra não a torna responsável por sua manutenção, o que fica a cargo da realizadora, no caso a Riotrilhos.

Já a Secretaria Estadual de Transportes afirmou em nota que “a encosta do Morro do Cantagalo não pertence à Riotrilhos”.

“O incidente ocorrido na Avenida Epitácio Pessoa não tem qualquer relação com as obras do metrô, uma vez que as escavações em rocha no interior do maciço foram finalizadas há mais de 5 anos”, disse.

Acidente semelhante em Niterói

Na última segunda-feira (22), lascas de rocha também se soltaram, desta vez em Niterói.

Segundo o Comando Militar do Leste, parte da encosta da Estrada General Eurico Gaspar Dutra, em Jurujuba, se desprendeu e caiu sobre a via, que dá acesso à Fortaleza de Santa Cruz.

No momento do acidente, não havia movimentação no local e não houve feridos. "As demais intercorrências referentes ao evento estão sendo apuradas e sanadas", diz a nota.

Fonte: https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet