Radar LELLO

Rotatividade de funcionários

Condomínio deve tomar medidas para reter colaboradores

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Alta rotatividade de funcionários em condomínios de SP põe síndicos em alerta

Condições de trabalho, salários compatíveis e acréscimo de benefícios podem ajudar a reter os colaboradores, recomenda a Lello

A alta rotatividade de funcionários de condomínios residenciais de São Paulo deve ser objeto de preocupação por parte dos síndicos. O alerta é da Lello, empresa líder em administração de condomínios no Estado.

Segundo a administradora, muitos profissionais acabam pedindo demissão dos prédios atraídos por ofertas de trabalho em outros setores da economia.

O entra e sai de porteiros, zeladores e faxineiros, no entanto, pode ser prejudicial para o condomínio, especialmente em questões de segurança e no relacionamento com os moradores. Assim como nas empresas, é desejável que bons profissionais sejam retidos.

Bom clima organizacional, salários compatíveis e acréscimos de benefícios podem auxiliar a manter os colaboradores nos condomínios.

Segundo Angélica Arbex, gerente de Relacionamento da Lello Condomínios, é principalmente no item “clima” que o síndico tem papel determinante.

“Devem ser observadas questões como o respeito e cordialidade por parte dos moradores, as condições de trabalho, a integração da equipe, a valorização do funcionário, os feedbacksdo síndico e o investimento na equipe, proporcionando treinamentos  e reciclagens constantemente”, diz.

Angélica alerta ser fundamental o espírito de liderança do síndico, como mentor e “maestro” da equipe. “Muitos estudos de comportamento comprovam que o fator clima é preponderante perante os outros para motivação e decisão de permanência no emprego. Isso vale desde cargos mais simples, como em cargos executivos”, afirma.

Em relação ao salário, observa a gerente da Lello, o mais importante é que ele seja compatível com os valores pagos nos condomínios da região onde o prédio está situado.

Além disso, é preciso adotar total rigor e atenção às regras trabalhistas, como controle e gestão correta de escala de trabalho, folgas, horas extras, férias, pagamento de férias, pagamento de 13º, pontualidade no pagamento de salários. “Tratar o funcionário do condomínio de forma amadora é o maior passivo e o maior erro na gestão de departamento pessoa”, alerta Angélica.

Quanto aos benefícios, trata-se de item tão importante quanto o salário. Todos o benefícios legais fazem parte da gestão de folha e devem ser concedidos sem qualquer discussão. A concessão de benefícios especiais como seguro saúde, seguro odontológico e refeitório com boas condições pode ser um diferencial a ser avaliado pelo condomínio.

“É importante ressaltar que o departamento pessoal é responsável, em um condomínio equilibrado por 40%, 50% da despesa do condomínio. Só esta informação já traz uma dimensão da importância desta questão. O assunto deve ser tratado com a importância e o peso  que ele tem. O segredo é cuidar deste assunto com a máxima técnica e profissionalismo”, conclui a gerente da Lello.