O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Gabriel Karpat

Rotatividade de funcionários

Reconhecimento e bom ambiente de trabalho, além de salário, ajudam a reter talentos

 Por Gabriel Karpat*

O “turnover”de funcionários de edifícios tem um efeito maior do que apenas os aspectos financeiros.  É bem verdade que a dispensa de funcionários ocasiona um desencaixe muitas vezes não programado, especialmente pelo pagamento dos 50% (cinquenta por cento) de acréscimo no FGTS. Impacto esse minimizado quando o serviço for terceirizado com empresas especializadas.
 
Entretanto, o efeito da constante rotatividade não diminui com a terceirização, e o bom andamento de importantes itens, especialmente na segurança onde tem uma ação muito negativa.
 
Algumas publicações dão como as principais causas da rotatividade de funcionários  a baixa remuneração, a falta de reconhecimento, e a desmotivação.
 
Não cremos que podemos equacionar todos os itens simultaneamente, mas é certo que uma adequada politica de recursos humanos minimizaria essas causas.
 
No aspecto financeiro é sempre importante adequar o salário ao valor de mercado, considerando sempre a região do empreendimento. É notória a migração de funcionários para edifícios muitas vezes próximos por uma pequena diferença salarial.
 
 Outro fator que pode compensar esse efeito é a concessão de benefícios tais como: seguro saúde, uniformes,  que não tem efeito multiplicador pois não existe a incidência de encargos.
 
A desmotivação muitas vezes é ocasionada pela falta de condições satisfatórias de trabalho: local inadequado, falta de refeitório e vestiários  além de outros. A limpeza e a boa organização dos componentes do trabalho geram um ambiente agradável ao profissional durante sua jornada diária.
 
 Local limpo e adequadamente mobiliado atendendo às normas trabalhistas resultam numa execução mais satisfatória e tarefas bem executadas.
 
O reconhecimento dos empregados em condomínios pode ser feito de modo até informal, uma manifestação espontânea através de um elogio logo após um serviço bem executado. Isso funciona como uma ação de reforço para a continuidade da boa execução.
 
Outra forma mais formal é através de diversos programas de recompensa pelo reconhecimento de bom desempenho. Incentivos, participação em treinamentos, palestras sempre surtem um bom efeito, pois a preocupação com sua evolução é uma forma de demonstrar que é valorizado.
 
O importante é ter ciência que os incentivos financeiros são fortes motivadores, mas nem sempre são a condição única para alcançar o desempenho desejado.
 

(*) 

Gabriel Karpat, economista (PUC-SP), mediação e arbitragem (FGV), especialista em condomínios, autor de livros, diretor da GK administração de Bens e Professor do Curso online SíndicoNet

 

Fonte:

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...