Sem água

Condomínios se abastecem com caminhões-pipa em Guarapari (ES)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Condomínios têm que comprar água em Guarapari e moradores culpam a Cesan

Apesar das reclamações, a empresa garante que abastecimento está normal

Moradores de Guarapari estão enfrentando dificuldades no abastecimento de água desde o final de semana que antecedeu as festas de réveillon. Eles acreditam que apesar da cidade ser alvo certo de turistas nesta época do ano, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) não tenha se preparado para que a distribuição de água não ficasse prejudicada. Apesar das reclamações, a empresa garante que abastecimento está normal.

A solução encontrada por condomínios e prédios têm sido a compra de água em carros-pipa, para que os moradores possam realizar higiene pessoal e alimentação normalmente. O engenheiro eletricista aposentado, Moacir Villela Vieira, 68 anos, mora no edifício Estandarte, na orla da praia da Areia Preta. Ele diz que há três dias é preciso que o abastecimento seja feito por carro-pipa. Os custos têm sido pagos pelo condomínio.

"Nós estamos recebendo um carro-pipa por dia, mas são 40 famílias no prédio. A demanda é grande e o abastecimento não corresponde à nossa necessidade. Quando estamos com esperança de que foi resolvido o problema, somos surpreendidos que a água não foi normalizada", diz.

Para Moacir, a Cesan deveria ter se preparado para a época em que a cidade recebe um grande número de turistas. "Guarapari recebeu um contingente de turistas muito grande e entendo que a Cesan não se preparou para isso. Nós estamos sem prefeito, mas o problema não é da prefeitura, é do Governo do Estado, da Cesan", critica.

Na Praia do Morro, a síndica do condomínio Aldeia da Praia, Samila Almeida, 27 anos, diz que também precisou comprar água para evitar que as famílias das 153 unidades tivessem os festejos de virada do ano prejudicados.

"Neste final de semana, feriado de réveillon, a gente teve problema no abastecimento. E, para evitar a falta d'água, antes que o problema acontecesse a gente teve que comprar quatro caminhões pipa de água, para evitar que os condôminos passassem pelo constrangimento de não ter água nem para tomar banho para ir às festas", conta.

"Abastecimento para a região está normal", diz Cesan

A Cesan informou, através da coordenadoria de comunicação empresarial, "que o abastecimento para a região está normal, e não houve deficiência no abastecimento de forma generalizada, e sim em casos isolados, devido ao consumo maior para o que as residências foram projetadas. Há muitos condomínios e casas que não têm reservação (caixas de água) que comportem o maior número de pessoas que passam a habitar o imóvel em uma temporada."

A empresa ressalta que o consumo deve ser consciente, sem excessos, e a reservação deve ser suficiente para o número de moradores/ocupantes do imóvel. A Companhia diz que tem investido no município nos últimos anos, com cerca de R$ 15 milhões em sistemas de produção de água do rio Jabuti e do rio Benevente, e adutora na zona Norte do município.

"Mais R$ 27 milhões em obras estão em andamento para reforçar a produção de água; além de reservatórios na Estação de Tratamento de Água de Guarapari e em Perocão, e mais redes de distribuição de água", diz a nota enviada pela empresa.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com