Em SP, só 30% dos moradores comparecem às assembleias
sexta-feira, 8 de maio de 2015
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Facebook
Indicar0
2/3 dos moradores 'ignoram' reuniões de condomínio em SP
Prédios fazem, em média, duas assembleias por ano, com duração de até 3 horas, aponta a Lello
A reunião do condomínio é ignorada por nada menos do que 70% dos moradores de prédios residenciais na cidade de São Paulo. O dado é da Lello, empresa líder em administração de condomínios no Estado.
Em média, 30% dos moradores comparecem à assembleia. Esse baixo quorum é verificado especialmente nas chamadas assembleias gerais ordinárias, em que são discutidos temas importantes para o condomínio, como eleição do síndico, aprovação da previsão orçamentária e das contas do exercício anterior.
Nas assembleias extraordinárias, o número de presentes não é diferente. Nestes encontros são colocados em discussão itens como investimentos em segurança, fechamento de sacadas, aprovação de obras e benfeitorias e alteração na convenção ou no regimento interno do condomínio. A duração dessas reuniões, segundo o levantamento da administradora, varia de uma a três horas.
As assembleias “campeãs de audiência” quando o número de presentes chega a 80% dos condôminos são aquelas que têm em sua pauta Sorteio de Vagas de Garagem porque, nesse caso, quem não comparece acaba ficando com os piores lugares para estacionar seu veículo no condomínio.
Os condomínios realizam duas assembleias por ano, sendo uma ordinária e outra, extraordinária.
“Mas os empreendimentos novos, recém-entregues, fazem em média quatro reuniões no primeiro ano, em razão das diversas decisões que precisam tomar, como aprovação do regimento interno e definição de comissão para decoração do prédio, dentre outras”, diz Márcia Romão, gerente da Divisão de Atendimento da Lello Condomínios.
Entre em contato conosco. Utilize este canal para se comunicar com a equipe do SíndicoNet.
Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.