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Roberto Viegas


O síndico profissional em busca de uma boa reputação

Saiba como o síndico profissional pode fortalecer sua imagem, alinhar expectativas e se destacar em um mercado condominial cada vez mais exigente

10/07/25 08:24 - Atualizado há 4 dias
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Imagem de um profissional de negócios confiante e sorridente ao lado de uma mulher, ambos com postura assertiva e ambientes corporativos ao fundo.
Construir uma boa reputação exige dedicação diária do síndico: alinhar expectativas, agir com transparência e superar desafios
iStock

A reputação do síndico profissional é como a sua sombra. Ela pode variar de acordo com a sua posição em relação ao sol (ou em relação à percepção dos condôminos). Tudo vai depender da postura que adota em relação ao que faz e com aqueles com quem interage.

Para que a sua reputação seja a de um profissional admirado e respeitado, é necessário que o síndico saiba se posicionar nos diferentes cenários do ambiente condominial, em que convivem pessoas com interesses diversos e em que não faltam pressões e desafios.

Um bom exemplo de reconhecimento público de uma atividade profissional é a dos bombeiros.  É inegável a boa reputação que eles possuem pelo que desenvolvem, o que está registrado em pesquisas de opinião pública ou numa simples enquete com quem já teve oportunidade de atestar a eficiência e a coragem destes profissionais.

Na maioria das vezes, eles são acionados diante de situações críticas, em emergências, em que cada segundo faz diferença. Noutras atuam na prevenção, ao vistoriar um condomínio que busca a renovação do AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros) ou ao propor normas que tragam mais segurança no envidraçamento de varandas e no uso de carregadores de carros elétricos, por exemplo.

E por que a pessoas reconhecem o trabalho dos bombeiros? Porque conseguem ver neles algo que vai além da técnica, da habilidade, da disposição para atender todo tipo de ocorrência.

No caso dos bombeiros, esse valor inclui o ímpeto que impulsiona cada um destes homens e mulheres toda a vez que a sirene de emergência é acionada.

Como um síndico pode construir uma boa reputação?

Isso depende da percepção que as pessoas têm do papel e do trabalho do síndico, o que ainda é algo muito confuso, pelo fato de haver no mercado cada vez mais condôminos que nunca tiverem a experiência de morar em condomínio ou convivido com uma implantação, que é uma fase complexa e importante.

Como a reputação do síndico não se constrói de uma hora para outra, mas pode ser afetada a qualquer momento, devido a falha grave ou até por um simples deslize, é bom ele estar atento para não jogar por terra os anos em que trabalhou construindo a sua reputação.

Inicialmente, é preciso observar alguns detalhes quando se assume um condomínio – novo ou já implantado. A herança pode ser pesada, se consideramos:

  • a relação que aqueles condôminos tiveram com a incorporadora/construtora;
  • o nível de informação que eles têm sobre a vida em condomínio;
  • se o novo síndico tiver de reverter uma eventual decepção que os condôminos tiveram na gestão anterior.

O síndico deve alinhar expectativas, ser verdadeiro, não fazer promessas que sabe que não vai cumprir. Fundamental planejar, fazer acontecer e revisar permanentemente o que foi programado e as soluções adotadas para entregar o que foi prometido.

Indicadores ajudam o síndico a identificar e avaliar se as rotinas apresentam avanços ou retrocessos. O síndico tem de mostrar a efetividade do seu trabalho, o quanto ele vale, contendo despesas desnecessárias e gerando valor ao condomínio.

Boa reputação pode se traduzir em reeleição

No fim das contas, mesmo fazendo tudo isso, pode ser que a satisfação dos condôminos não se manifeste em elogios públicos e mensagens de agradecimento. Às vezes essa aprovação é demonstrada numa reeleição.

Mas, se a reeleição não vier não é o fim do mundo. Já vi muitos condomínios não reelegerem um síndico e depois chamá-lo novamente, em poucos meses.

Seguindo o exemplo dos bombeiros, o síndico deve descobrir qual é o ímpeto que o impulsiona a atuar num mercado tão complexo, tão desafiador e ao mesmo tempo tão apaixonante, como é o mercado condominial.

Esse ímpeto é o que lhe dá força e coragem para enfrentar as situações mais difíceis e encarar as reações mais destemperadas, mesmo quando exerce seu papel legal ao advertir e multar um condômino que não cumpre as regras do condomínio.

(*) Roberto Viegas é jornalista, mestre de cerimônias e palestrante especialista em mercado imobiliário e condomínios. Como diretor de Assuntos Corporativos, realizou mais de 200 implantações de condomínio pelo Brasil numa das maiores incorporadoras do País, onde foi responsável pelo relacionamento com clientes, administradoras de condomínio e síndicos. E-mail para contato: robertoviegas1407@gmail.com

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