O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Alexandre Furlan

Vida de prédio

Você já parou para pensar sobre a função do seu prédio?

Alexandre Furlan Braz*

O número de pessoas que passaram a escolher prédios, vem crescendo exponencialmente e mostra-se uma tendência mundial, em virtude dos diversos benefícios tanto intrínsecos quanto econômicos.

A força que os condomínios desempenham para o agravamento da crise socioambiental mundial é muito grande, uma vez que hoje, 54 % da população mundial vive em áreas urbanas, uma proporção que tende a aumentar para 66 % em 2050.

Outros dados que enfatizam o impacto ambiental dos edifícios são: 40% da energia mundial é consumida por prédios, os prédios utilizam 30% dos nossos recursos e 20% de toda a água, produzem 40% dos gases que poluem nossa atmosfera e representam 40% da produção de todo o lixo. 

Apesar de não refletirmos constantemente, o prédio é um organismo vivo que depende de uma série de recursos naturais para ser construído e posteriormente habitado.

Além de uma série de benefícios que o edifício promove, devemos repensar junto à nossa sociedade, o grau de responsabilidade socioambiental que o mesmo desempenha, tanto no consumo de materiais quanto na valorização que terá junto à nossa sociedade. 

A gestão de condomínios não deve prezar somente por uma boa administração financeira e jurídica, mas sim por uma boa gestão dos recursos naturais, pela ética existente entre os moradores e funcionários do condomínio e bom relacionamento do mesmo com a comunidade local e global.

Ao assumirem sua função social, os indivíduos, e seus condomínios, tornam-se agentes ativos de mudança, e caminhando para a criação de uma nova cultura em nosso país, podendo contribuir para a criação de uma sociedade mais junta, igualitária, consciente, solidária e sustentável.

O seu condomínio faz campanha de doação de agasalhos? Ações para economia de água, energia? Reciclagem? Promove encontro entre os moradores? Tem uma horta comunitária?

O seu prédio pode ser muito mais do que uma estrutura de concreto, pois lá habitam seres humanos, e você, síndico, pode fazer muito mais do que imagina!

*Alexandre Furlan Braz é sócio-fundador do Instituto Muda

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...