O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Vida de síndico

Gestor pode agregar positivamente na convivência entre moradores

Publicado em: terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Síndico é o guardião da convivência em condomínio

Mesmo com a popularização da administração de condomínios por empresas terceirizadas, a figura do síndico, que tem seu dia comemorado no domingo, 30, mantém-se no convívio em apartamentos. Há também aqueles que optem por dispensar os serviços de especialistas. De qualquer forma, é ele que ainda trata da boa relação entre quem escolheu viver em edifícios. Administrar o condomínio, executar as deliberações da assembleia, orientar o trabalho dos funcionários, fiscalizar e opor-se a qualquer dos coproprietários na realização de atos contrários às regras, são essas algumas das funções dos síndicos. Embora, algumas vezes, eles não sejam remunerados, há quem exerça essa atividade porque gosta.

A fisioterapeuta, Deisi Penz, 35 anos, é exemplo disto. Além de proprietária no condomínio onde mora, ela é síndica há quatro anos. Deisi ressalta que existe um revezamento desta atividade, pois dos sete donos do mesmo, três moram no prédio, e cada um exerce a função de síndico a cada dois anos.

Comprometimento

Deisi exerce todas as funções do condomínio sozinha, até mesmo a administração do mesmo, pois optaram por não contratar serviço terceirizado em função de custos. Ela comenta que um de seus maiores desafios está no conserto de obras maiores.

Quando algo estraga ou necessita ser reformado, ela precisa avaliar se o valor a ser investido será descontado da mensalidade ou do fundo de reservas do condomínio.

Atendendo aproximadamente 16 pessoas, a síndica conta que quando ocorre algum necessidade de conserto no prédio, os moradores a procuram e ela toma as providências. Em um mural, divulga o nome da empresa, o serviço solicitado, e as providências que foram tomadas.

"Com isto as pessoas ficam cientes do que está acontecendo", destaca. Para Deise, uma relação de harmonia entre os moradores é muito importante, e é por isso que busca realizar uma confraternização no fim do ano com direito a amigo secreto. 'É tudo uma grande família'.

Ser síndico é uma atividade extra. Significa encontrar tempo para conciliar suas atividades pessoais. Mas ela tira de letra.'Ser síndico é como cuidar de uma casa delegando funções.'

Procura por imobiliárias

Atualmente, imobiliárias já são procuradas para fazer a administração de condomínios. De acordo a corretora de imóveis, Kika Moura, 48 anos, esta alternativa é viável quando o número deles a serem administrados é alto. Ela ressalta que não existe um valor mensal fixo. 'O lucro da imobiliária varia muito, depende do envolvimento que a administradora tem com o condomínio', esclarece ela.

la comenta que a procura de imobiliárias para exercer o papel de administradora dos condomínios cresceu nos últimos quatro anos: 'Quando a construção está em alta, a administração também estará.'

Para Kika, são inúmeras as funções de uma administradora, entre elas, está principalmente a organização e encaminhamento da parte burocrática, que envolve o recolhimento de contas mensais, cadastro do condomínio, emissão de boleto, organização do livro de caixa, elaboração de atas, entre outros afazeres.

A corretora avalia que a procura por administradoras cresceu porque quem exerce a atividade de síndico, muitas vezes, não é remunerado e acabam por trabalhar em outro ramo também.

Devido aos compromissos do dia a dia, as pessoas não disponibilizam de tempo para exercer todas as atividades que compete a um síndico.

'Muitas vezes as pessoas que são síndicas também não têm muito conhecimento sobre administração e acabam precisando de ajuda', frisa a corretora

Na imobiliária em que Kika trabalha, o número de condomínios atendidos é 65 e ela acredita que um dos fatores de extrema importância para a elaboração de um bom trabalho é a comunicação e entendimento que o síndico deve possuir com a administradora.

Meio de campo

Em alguns casos, há condomínios que optam pelos dois serviços: do síndico e o terceirizado. Adriana Oswald, 31 anos, é psicóloga e também desempenha a função de síndica em um condomínio com aproximadamente 40 moradores, onde a administração é feira por uma imobiliária. Desde que o prédio existe, foi escolhida uma empresa para fazer a administração do condomínio.

Adriana ressalta que a escolha se deu pelo fato de nenhum dos moradores ter tempo disponível para realizar todas as funções e também por questão da falta de experiência na administração.

A síndica, que desde o início do ano está desempenhando esta tarefa, ressalta que praticamente todos os serviços necessários ficam por conta da administradora da imobiliária. 'Na verdade eu acabo sendo mais um meio de campo dos moradores do condomínio com a administração', ressalta.

De acordo com a síndica, qualquer problema ou solicitação de alguma coisa pelos moradores do condomínio é levado a ela, posteriormente, ela informa a imobiliária para tomar as providências. Tendo conhecimento do ocorrido, às vezes a imobiliária organiza reuniões.

As mesmas são feitas principalmente quando é necessário discutir questões relacionadas ao dinheiro, por exemplo, o valor a ser investido em alguma obra ou reforma. Adriana também não recebe pelo trabalho que exerce e mesmo assim, mostra-se satisfeita: 'Eu gosto de ser síndica e para mim é uma questão satisfatória.'

Fonte: http://www.folhadomate.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...