O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Vírus em boleto

Modalidade de fraude na internet mira em pagamentos de condomínios

Publicado em: quarta-feira, 14 de maio de 2014

Boletos de condomínios são alvos de fraudes na web

Vírus que altera código de barras de boletos gera problemas na gestão de condomínios
 
A geração de boletos de condomínios está sendo alvo de fraude. Um vírus pode alterar o código de barras do documento,  fazendo com que seu pagamento seja direcionado para a conta bancária dos bandidos. 
 
O vírus infecta diretamente o computador do usuário, e faz a alteração no boleto aconteça por esta máquina. Isso ocorre mesmo que o formato do boleto esteja em PDF, anexado a um email e até no site do banco. Se a administradora envia o documento por e-mail a probabilidade de este ser afetado é grande. 
 
Só será percebido que o pagamento foi direcionado para os bandidos, quando houver uma notificação de falta de pagamento ao condômino. “Trata-se de um problema que afeta o computador do usuário e que gera consequências tanto para ele, como para a administradora e o condomínio.”, pontua Carlos Cêra, sócio fundador e diretor de produtos da Superlógica Tecnologias. A empresa desenvolveu a solução para esta fraude desde 2013.
 
O vírus está muito dissiminado no país. Só na Superlógica, que processa cerca de 1,5 milhão de boletos ao mês, são efetuados em média 100 bloqueios por dia de tentativa de fraude. Esta praga virtual gera uma série de problemas administrativos: os pagamentos não são efetuados, acontecem atrasos em serviços condominiais, e cria atritos entre o condômino e o condomínio, já que o primeiro possui o comprovante de pagamento, porém a administradora não recebeu aquele dinheiro.
 
A solução para esse problema é criar sistemas que alertem os usuários de uma possível fraude, impedindo-os de efetuar o pagamento dos boletos adulterados caso seu computador esteja infectado. A Superlógica garante a autenticidade dos boletos desde 2013 e não é afetada por este golpe. Se houver uma tentativa de alteração, aparecerá no campo de numeração do boleto que este sofreu uma fraude. O boleto é automaticamente descartado e a informação repassada aos responsáveis pela administração, explica Cêra. Neste cenário, o ideal é que o condômino receba uma notificação por e-mail e gere-o apenas no site da administradora.
 
A segurança dos dados em ambientes online é fundamental. Com o acesso cada vez mais fácil da população e empresas a serviços online que os ajudem, são criadas também oportunidades para violações e crimes. É necessário que todos os dados de todos os clientes sejam resguardados, bem como garantir a segurança no momento de pagamentos.
 
Para tal, é preciso que se invista em soluções práticas para evitar problemas futuros. “A Superlógica possui uma equipe especializada em segurança na web, o que lhe garantiu proteção contra esse modelo de fraude que vem atingindo o mercado”, finaliza Cêra.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...