O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Visita em condomínio

Número aumenta 50% nos finais de semana em relação à durante a semana

Publicado em: quarta-feira, 23 de outubro de 2013

 Visitantes de condomínios de SP representam 1/3 do total de moradores

Número de visitas em prédios aumenta 50% nos finais de semana e feriados, o que exige cuidados em prevenção para garantir a segurança, orienta a Lello
 
O número de visitantes de condomínios residenciais na cidade de São Paulo representa cerca de 30% do total dos moradores. A informação é da Lello, empresa líder em administração condominial no Estado, que destaca a necessidade de cuidados com prevenção para garantir a segurança  e bem-estar dos condôminos. Na prática, isto significa que um prédio com 400 condôminos recebe, por mês, 120 visitas de pessoas que não residem ali.
 
Segundo a administradora, em finais de semana e feriados, as visitas nos prédios são 50% maiores que as registradas nos dias úteis. E nas noites de sexta-feira e aos domingos o movimento de entregas nos condomínios é intenso, já que, na média, 20% (ou um em cada cinco) dos moradores pedem comida em restaurantes e pizzarias “delivery”.
 
Para Angélica Arbex, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios, as visitas aos condomínios residenciais vem se intensificando cada vez mais, especialmente após o advento dos empreendimentos com espaços que estimulam confraternizações, como varandas e espaços de festa gourmet, fornos de pizza e churrasqueira, por exemplo, além da tendência atual de trabalho por home-office, quando as pessoas trabalham em casa e, por vezes, recebem visitas para reuniões de trabalho.
 
“É natural que os moradores de condomínios recebam familiares, amigos e parceiros de negócios, seja nos apartamentos ou em áreas comuns como salões de festas. Mas por se tratar de um espaço coletivo, onde residem diversas famílias, os cuidados com a segurança devem ser redobrados, assim como medidas que garantam a privacidade e o sossego dos demais moradores”, diz a gerente da Lello.
 
O recebimento de visitas deve seguir o estabelecido no Regimento Interno de cada condomínio. No caso de festas e confraternizações, é importante que os condôminos deixem na portaria uma lista de convidados, com nome completo e, se possível, número do RG, para conferência. Além disso, o morador deve comunicar aos porteiros o nome de empresas que irão fazer a entrega de encomendas, como alimentos, bebidas e locação de mobílias, dentre outros.
 
Durante a festa o condômino deve observar atentamente o horário de silêncio estabelecido no regimento interno, comunicando previamente aos convidados sobre a hora de início e término do evento. Também é recomendável que o síndico oriente os funcionários e os moradores para que se evite a circulação livre dos convidados em outras áreas comuns do condomínio.
 
Para entregas “delivery”, a maioria dos condomínios já proíbe a entrada dos entregadores no local, exigindo que os moradores a retirem na portaria.
 
“Mas é importante que o síndico oriente porteiros e vigias para estarem atentos ao aumento do movimento nos finais de semana”, diz Angélica Arbex.
 
No caso de moradores que fazem home-office, não se pode usar áreas comuns, como hall de entrada ou salão de festas, para reuniões de trabalho, a não ser que o condomínio disponha de espaço destinado a esta finalidade.  Do mesmo modo, não é permitido nos condomínios usar atividades que gerem consumo de gás ou de água se a cobrança desses itens for coletiva.
 
A gerente da Lello alerta, ainda, que também não é permitido realizar qualquer atividade comercial que gere excesso de barulho ou presença de prestadores de serviço em horários fora do permitido pelos condomínios.
 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...