O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
SíndicoNet

Condomínios exigem mais capacitação de síndicos e gestores

Em pesquisa do SíndicoNet, síndicos profissionais elegem 'gestão de conflitos', 'questões jurídicas' e 'comunicação' como as disciplinas mais importantes

09/09/21 11:58 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Mulher negra assistindo aula online

Com o agravamento da pandemia e a população condominial vivendo mais tempo nos condomínios, a profissão e atuação dos síndicos têm sido cada vez mais demandadas, indica o Censo SíndicoNet 2021.

Para 70% dos síndicos profissionais entrevistados, “Gestão de conflitos” é a disciplina de capacitação mais relevante nesse momento. “Questões jurídicas (legislação)” é apontada por 50%.

Na sequência, os participantes responderam que precisam de mais capacitação em “Comunicação”, com 45% das respostas.

 

“O cargo de síndico ganhou ainda mais importância no último ano. A profissionalização da categoria só traz benefícios para o setor como um todo e os principais beneficiados são os moradores dos condomínios. É uma profissão desafiadora e com um nível de exigência cada vez maior por parte dos moradores, mas existe um mar de oportunidades para quem quer se capacitar e seguir a carreira no Brasil”, afirma Julio Paim, CEO e fundador do SíndicoNet.

Gráfico Censo

Síndicos profissionais: capacitação para captação de novos clientes 

Já para os síndicos profissionais, o maior desafio para 66% daqueles que administram até 4 condomínios é “Captar novos condomínios”. Veja mais respostas sobre necessidade de capacitação apontada por síndicos profissionais no gráfico abaixo:

 

Gráfico Censo

Veja outros resultados do Censo SíndicoNet 2021:

Capacitação do síndico 

A pesquisa mostra ainda outros aspectos cada vez mais necessários para a capacitação do síndico após um ano de pandemia. São eles: Planejamento” (34%), maior conhecimento em “Tecnologia” (27%), “Gestão de manutenção” (26%) e "Gestão financeira" (24%).

Entre as demais disciplinas apontadas no Censo 2021 estão “Gestão de obras” (21%), “Gestão administrativa” (20%) e “Liderança”, sinalizada por 11% dos entrevistados.

Outro dado da pesquisa que reforça essa realidade é que 54% consideram a atividade de síndico “desafiadora, 40% veem como “pouco valorizada”, para 39% é “um aprendizado constante”, 32% afirmam achar “desgastante” e 12% consideram a atividade “compensadora ou satisfatória”.

Gráfico Censo

O Censo SíndicoNet é realizado a cada três anos com os principais públicos do setor condominial em todo o país. A edição 2021 foi realizada com mais de 5 mil pessoas em todo o país entre síndicos moradores, síndicos profissionais, administradoras de condomínios, subsíndicos, conselheiros, presidentes e diretores de associações e condôminos. A pesquisa foi feita nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Fonte: Censo SíndicoNet 2021

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet