O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Síndico profissional

Capacitação do síndico

Com um mercado cada vez mais exigente por gestores capacitados, síndicos devem escolher cursos para desenvolver e aprimorar habilidades e atender com qualidade e eficiência às demandas e necessidades dos condomínios

WhatsApp
LinkedIn
Com um mercado cada vez mais exigente por gestores capacitados, síndicos devem escolher cursos para desenvolver e aprimorar habilidades e atender com qualidade e eficiência às demandas e necessidades dos condomínios

Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante.

Johann Goethe

Ser síndico é uma atividade cada vez mais complexa e com muitas responsabilidades. Isso porque as regras que tangem a gestão condominial só aumentam, pedindo, cada vez mais, atenção e comprometimento a essas demandas.

Dessa forma, investir em capacitação para ser um síndico eficaz vem tornando-se uma alternativa que, a cada ano, ganha mais força.

E não é algo que se recomenda apenas a quem é profissional da área. Mesmo quem cuida apenas do próprio condomínio pode se atentar em fazer uma gestão mais eficiente e cuidadosa do empreendimento. 

Além das demandas da legislação, com funcionários e manutenção, que aumentaram consideravelmente nos últimos anos, os próprios moradores de condomínio estão cobrando muito mais do síndico. As pessoas estão mais intransigentes e isso também pesa no dia-a-dia do gestor.

Já para quem é síndico profissional, estar sempre em dia e reciclado é o esperado para executar a função.

Vale lembrar que, para ser síndico no Brasil, hoje, não é necessária nenhuma certificação - e a profissão não é regulamentada ainda. No entanto, fazer cursos e programas de capacitação, até mesmo pós-graduções e especializações na área, é mais do que bem-vindo e visto com bons olhos neste setor cada vez mais exigente e competitivo.

Tipos de capacitação

Atualmente é possível encontrar cursos, workshops, congressos, palestras e todo tipo de evento para síndicos, de norte a sul do país. Há aqueles que são presenciais, os online e os que misturam um pouco das duas modalidades.

O SíndicoNet, por exemplo, oferece uma capacitação completa com 8 cursos para síndicos profissionais, gestores condominiais e zeladores, abordando todas as competências que um gestor precisa, da parte jurídica, administrativa, manutenção a comunicação. 

Uma novidade recente é o SíndicoNet Clube, com conteúdos exclusivos, em três modalidades, sendo uma delas a mais completa que dá acesso a todos os cursos da plataforma com um grande desconto. 

Lives, webinars e eventos também deram um salto quantitativo nos últimos tempos. O SíndicoNet, por exemplo, realiza lives periódicas pelo instagram, tem uma programação em vídeo no SíndicoNet TV com dois vídeos novos por semana, além de webséries temáticas especiais, e o evento Conexão SíndicoNet, que em 2023 está no formato "Na Estrada", percorrendo 5 capitais do Brasil até o final do ano.

Como escolher um curso certo

Por conta da grande quantidade de capacitação ofertada, muitos ficam em dúvida de como escolher o curso correto para a sua necessidade.

Adquirir um conhecimento amplo e global de tudo que envolve a complexidade atual da gestão de condomínios é um bom começo.

“Geralmente, se a pessoa está começando, e deseja uma base, costumo sugerir que faça um curso mais completo, até para ter um bom apanhado do que é a administração de um condomínio. Um curso que mostre todas as áreas e explique o que se espera da gestão do síndico cada uma delas”, aponta Nilton Savieto, síndico profissional paulistano.

Ou seja, uma boa base é o que permite ao síndico ter maior discernimento e profundidade em conceitos essenciais da administração condominial, que são justamente onde ele não pode errar.

Por exemplo, como uma pessoa que não trabalha com finanças vai ser síndico e fazer uma previsão orçamentária com segurança?

“É algo de fundamental importância para um gestor, e que os moradores esperam que o síndico saiba fazer. Não adianta depois, quando algo der errado, argumentar que foi a empresa administradora quem elaborou aquilo, já que o síndico concordou com aquilo e, inclusive, levou para a assembleia”, argumenta Rosely Schwartz, da Fecap.

Cursos online

Com o avanço da tecnologia, uma internet cada vez mais veloz e a consolidação do EAD pós-pandemia, os cursos online conquistaram seu espaço e são uma opção a mais de capacitação.

É uma forma bastante versátil de estudar, uma vez que, geralmente, esses cursos podem ser feitos no ritmo do aluno, sem a obrigação de seguir um cronograma pré-estabelecido e de onde o aluno quiser, basta estar conectado à internet.

Também é possível assistir a mais de uma vez uma aula sobre um assunto considerado mais espinhoso, por exemplo, o que é um ponto positivo, considerando que isso não é possível de ser feito em curso presencial.

O ponto negativo nesse tipo de capacitação é que não há a convivência direta com os colegas e professores, o que dificulta o networking.

Cursos específicos

Depois de investir em um curso mais completo, que dê uma base rica de conhecimento, o síndico pode, então, apostar em cursos mais específicos, que vão de encontro com as necessidades e demandas do seu condomínio – ou clientes.

“Esse tipo de curso, com temática mais focada, é fundamental para o síndico, seja ele profissional ou não. Assim, o gestor tem mais segurança no seu dia-a-dia. Um curso sobre determinado equipamento vai ajudá-lo a argumentar melhor com o fornecedor, por exemplo”, argumenta Gabriel Karpat, diretor da administradora GK.

Adquirir essa segurança para argumentar com os diversos públicos do condomínio é uma das principais virtudes de um síndico bem capacitado.

Outra forma de se manter em dia com as novidades do mundo condominial, frequentar eventos e workshops é uma maneira não só de ficar por dentro dos últimos acontecimentos, mas também de fazer um networking eficaz.

“Os workshops, que são eventos mais curtos, servem bem para assuntos específicos, como uma lei que mudou, por exemplo, ou uma nova norma da ABNT aplicada para condomínios”, explica Gabriel Karpat.

Outras alternativas para incrementar a capacitação

Também são úteis treinamentos que não sejam ligados a condomínios, mas a conhecimentos correlatos.

“Investir em cursos de comunicação, criatividade, gestão de pessoas, segurança que às vezes não são voltados para condomínio, mas dão uma visão de como podemos aplicar aquilo ao nosso dia-a-dia e oferecer um serviço melhor”, assinala Nilton.

Outra dica do síndico profissional é ir a encontros de síndicos, que entidades como o Secovi-SP promovem ao longo do ano. “É ótimo para trocar vivências, conhecer pessoas e ficar mais conhecido entre os seus pares”, aponta ele.

Mais uma possibilidade para se manter sempre em dia é marcar presença em fóruns online sobre vida condominial, como o canal SíndicoNet Conviver. Quem responde regularmente nesses fóruns, com propriedade e conhecimento, acaba se mantendo atualizado naturalmente e tornando-se referência para outros.

"É uma forma de se forçar a estar sempre atualizado. Além de aprender com as experiências e demandas de outros síndicos, você tem que ficar pesquisando sobre os mais variados assuntos, pois sabe que as pessoas vão levar a sério o seu conselho", explica o fundador do SíndicoNet, Julio Paim.

Quando não vale a pena

Com tanta oferta disponível atualmente, o síndico deve avaliar muito bem qualquer forma de capacitação antes de investir tempo e dinheiro, pois nem sempre evento, curso, workshop ou palestra vai valer a pena para ele.

Deve-se ter atenção redobrada na hora de escolher o curso ou iniciativa certa para o seu momento ou necessidade. Há diferentes opções de cursos no mercado, mas apenas alguns entregam o que realmente prometem.

Por isso, é essencial o aluno ter acesso ao conteúdo programático do curso, saber quem o produziu, quem são os professores, ver como são disponibilizadas as vídeo-aulas e, principalmente, conhecer referências e depoimentos de quem já fez o curso.

Fontes consultadas: Nilton Savieto (síndico profissional), Rosely Schwartz (Fecap) e Gabriel Karpat (GK).

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet