O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Amigo do idoso

Seguradora oferece capacitação para porteiros lidarem com esse público

Publicado em: segunda-feira, 29 de outubro de 2012

 Programa Porteiro Amigo do Idoso certifica mais de 300 profissionais do Rio de Janeiro

Iniciativa do Grupo Bradesco Seguros pretende abranger universo mapeado de quatro mil porteiros do bairro de Copacabana.
 
O porteiro Antônio Alves da Silva, que trabalha no edifício 231 da Rua Belford Roxo, em Copacabana, veio acompanhado da esposa e da irmã, além da síndica e subsíndica de seu condomínio, para ganhar o primeiro diploma de sua vida. Antônio foi um dos 48 porteiros que receberam, na noite desta terça-feira, 14, o certificado de conclusão da oficina de capacitação do Programa Porteiro Amigo do Idoso.
 
Iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, com apoio da Bradesco Vida e Previdência, o curso foi desenvolvido pelo Senac Rio, sob a orientação de Prof. Dr. Alexandre Kalache, membro da Academia de Medicina de Nova York, que coordenou, em sua experiência de mais de 10 anos na direção da OMS (Organização Mundial de Saúde), projetos e pesquisas voltados ao envelhecimento ativo. Atualmente, entre outras atividades, o brasileiro Kalache presta consultoria ao grupo segurador.
 
O Programa Porteiro Amigo do Idoso foi criado em 2010, com o objetivo de capacitar aqueles que lidam diariamente com moradores longevos, para oferecerem soluções e cuidados adequados às necessidades desse público especial. Os porteiros foram escolhidos por terem sido eleitos os melhores amigos dos idosos, em pesquisas realizadas. A entrega dos diplomas aconteceu no auditório do Senac de Copacabana. O bairro carioca foi escolhido para iniciar o programa por ser a região com a maior concentração, no país, de pessoas com mais de 60 anos - um a cada três moradores está nessa faixa etária.
 
"Nossa intenção é fazer com que eles se tornem ainda mais amigos e que possam entender o processo de envelhecimento em todos seus aspectos. E aquele que está preparado para lidar com o idoso, está preparado para lidar com qualquer público", destacou a gerente da Bradesco Seguros, Rosana Gonçalves de Rosa.
 
Futuramente, os prédios nos quais esses profissionais trabalham, com os resultados positivos comprovados pelos próprios idosos, ganharão uma certificação de qualidade. Rosana lembra que a adesão dos síndicos ao programa é fundamental.
 
A julgar pelo público que veio prestigiar a entrega dos diplomas às duas novas turmas, os efeitos benéficos do curso já se fazem sentir nessa parceria. Elizeu Sobral de Lima, que trabalha no edifício 99 da Rua Santa Clara, voltou do curso com várias ideias para o seu condomínio, prontamente aceitas pela síndica e em vias de serem adotadas.
 
"O mais importante que aprendi foi como preparar o caminho do idoso com segurança. A medida das escadas, o tapete antiderrapante, a rampa para cadeira de rodas. Depois do curso, eu levei meu parecer à síndica e ela gostou, disse que vai implantar as melhorias. E minhas propostas foram todas tiradas do que aprendi no curso", explica.
 
José Ribamar Rodrigues dos Santos, que trabalha no prédio 994 da Avenida Atlântica, no Leme, acredita que o curso lhe deu mais "respaldo" para defender melhorias que facilitem a vida de moradoras como dona Dulce, de 87 anos, que fez questão de acompanhá-lo na cerimônia. Antônio Galdino era outro a expor, orgulhoso, o apoio recebido de seu condomínio, na figura de seu síndico, Eliseu de Alvarenga, de 99 anos, e que ainda tem pela frente mais um ano de mandato. Após o curso, Galdino se considera "mais seguro para tratar com os idosos".
 
Com 12 horas de aulas divididas em quatro dias, sempre procurando atender aos horários desses profissionais, o curso contempla situações comuns para quem convive com pessoas dessa faixa etária. Além de noções básicas de primeiros socorros e de segurança, os porteiros aprendem, também, a se colocar no lugar dos idosos. Para isso, a oficina promove uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés, entre outros artifícios, para que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.
 

Programa de Longevidade

 
O Programa Porteiro Amigo do Idoso faz parte do programa de Longevidade da Bradesco Seguros, iniciativa pioneira lançada em 2006 pela Bradesco Vida e Previdência, que inclui, entre as ações, o Prêmio Longevidade de Jornalismo (a caminho de sua segunda edição), o Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade, que iniciará a temporada 2012 em abril, e o Fórum da Longevidade, cuja proposta é estimular na sociedade o debate sobre a importância da qualidade de vida, assegurada pelos avanços da medicina e pelas conquistas trazidas pelos planos de previdência privada aberta, segmento no qual a Bradesco Vida e Previdência é líder de mercado no Brasil.
 
Com mais de 4 mil porteiros do bairro de Copacabana mapeados para serem capacitados - até agora, cerca de 330 passaram pelas oficinas -, a gerente Rosana já anuncia o lançamento do programa em São Paulo, no mês de março.
 
Outros depoimentos dos novos "Porteiros Amigos dos Idosos": "Me senti orgulhoso de fazer o que eu faço. Eu sinto que aprendi muito nesse curso, é o meu primeiro diploma. Eu honro minha profissão porque eu gosto", diz Jurandir Ferreira da Silva, que trabalha há 27 anos no edifício 131 da rua Constante Ramos.
 
"Ganhar esse diploma é uma emoção maravilhosa, é como nascer de novo, é como ganhar a Copa do Mundo. Agora tenho que colocar tudo isso em prática", Francisco das Chagas da Silva Feitosa, do edifício 131 da rua Constante Ramos.
 
"Eu ajudo a cuidar da minha vó idosa, então eu já tinha um cuidado, uma atenção e um respeito ao idoso, coisa que não existe muito na nossa cultura. Mas o curso nos enriqueceu com alguns detalhes que eu vou colocar em prática no dia a dia", finaliza José Ribamar Rodrigues dos Santos, do edifício 994 da Avenida Atlântica, no Leme.

Fonte: http://www.revistafator.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...