Muitas edificações não estão preparadas para receber os aparelhos
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Facebook
Indicar0
A polêmica refrescante e silenciosa que surge nas fachadas dos prédios
Por Taís Mendes (tais@oglobo.com.br) | Agência O Globo – 19 horas atrás
Do lado de dentro, mais discrição e frescor. Do lado de fora, um emaranhado de canos e fios que esquentam uma polêmica: os prédios, em sua maioria, não estão preparados para a nova tecnologia de refrigeração e o resultado se reflete nas fachadas que enfeiam a cidade. Os splits, que prometem mais economia e silêncio, estão ganhando a preferência do consumidor, mas, sem regras para a instalação, a novidade preocupa especialistas, não só pela estética como também pela segurança.
O equipamento é novo e as regras são antigas. Nem prefeitura e nem convenções de prédios estabelecem normas para o uso dos splits. Uma lei municipal, de 2008, proíbe o gotejamento irregular dos aparelhos de ar condicionado e o infrator pode ser multado em R$ 285,32. A lei, no entanto, não atinge os splits já que não pingam como os aparelhos convencionais.
- Os hábitos são mais rápidos do que a possibilidade de se criarem as leis. Enquanto isso, vão se tornando fato consumado e a prefeitura não dá conta. A cidade já está tão bagunçada e isso é mais uma coisa - lamentou Evelyn Rosenzweig, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Leblon, onde não é raro ver obras para instalação de splits.
O Clube dos Dirigentes Lojistas do Rio ainda não fez as contas, mas afirma que a venda de splits cresceu nos últimos dois anos. Mas, na hora de instalar, a maioria expõem do lado de fora da janela um emaranhado de canos. O mais curioso é que muitos argumentam que esteticamente o split é melhor, mas dentro de casa.
- A vantagem é que esses aparelhos ficam mais discretos do que os convencionais. A tendência é essa. Vou adotar lá de casa também - comentou Carlos Queirós, subsíndico de um prédio de cinco andares na Rua General San Martin, no Leblon, onde já há oito splits na fachada.
Entre em contato conosco. Utilize este canal para se comunicar com a equipe do SíndicoNet.
Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.