Auditoria em condomínios

Serviço ajuda a manter transparência na gestão financeira

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Auditorias chegam aos condomínios residenciais

As reuniões em condomínios geralmente são marcadas por reclamações e brigas, principalmente quando a prestação de contas é duvidosa e o síndico se torna alvo das críticas. Para evitar discussões, os imóveis residenciais optam por contratar um serviço de auditoria para profissionalizar a gestão financeira e tornar ainda mais transparente a administração do empreendimento.

O segmento de condomínio residencial já representa 5% da demanda de empresas de auditoria. Que tal preparar uma pauta sobre o assunto? Na opinião do sócio-diretor da BDO Brazil, Julian Clemente, esse procedimento é capaz de apontar práticas ilegais como concessão de descontos indevidos, direcionamento de compras para determinados fornecedores, superfaturamento e desvios de recursos acobertados por documentos falsos.

“O ideal é que o trabalho seja realizado mensalmente, com todas as contas e balanços consolidados. Esse serviço preventivo evita dores de cabeça, brigas e até mesmo prejuízos financeiros aos condôminos, que, obrigados a contribuir com mensalidades, desejam acompanhar a aplicação dos recursos”, destaca Clemente.

O condomínio deve ser tratado como uma empresa, com participação de todos os moradores. Hoje, o custo médio de uma auditoria investigativa, em um conjunto com dois edifícios e cerca de 100 apartamentos, chega a R$ 10 mil por ano auditado. Já a auditoria permanente, de caráter preventivo, tem custo mensal de R$ 1 mil, valor que compromete bem menos o orçamento do condomínio.

Fonte: http://www.segs.com.br