O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Auditoria em condomínios

Serviço ajuda a manter transparência na gestão financeira

Publicado em: segunda-feira, 17 de setembro de 2012

 Auditorias chegam aos condomínios residenciais

As reuniões em condomínios geralmente são marcadas por reclamações e brigas, principalmente quando a prestação de contas é duvidosa e o síndico se torna alvo das críticas. Para evitar discussões, os imóveis residenciais optam por contratar um serviço de auditoria para profissionalizar a gestão financeira e tornar ainda mais transparente a administração do empreendimento. 
 
O segmento de condomínio residencial já representa 5% da demanda de empresas de auditoria. Que tal preparar uma pauta sobre o assunto? Na opinião do sócio-diretor da BDO Brazil, Julian Clemente, esse procedimento é capaz de apontar práticas ilegais como concessão de descontos indevidos, direcionamento de compras para determinados fornecedores, superfaturamento e desvios de recursos acobertados por documentos falsos.
 
“O ideal é que o trabalho seja realizado mensalmente, com todas as contas e balanços consolidados. Esse serviço preventivo evita dores de cabeça, brigas e até mesmo prejuízos financeiros aos condôminos, que, obrigados a contribuir com mensalidades, desejam acompanhar a aplicação dos recursos”, destaca Clemente.
 
O condomínio deve ser tratado como uma empresa, com participação de todos os moradores. Hoje, o custo médio de uma auditoria investigativa, em um conjunto com dois edifícios e cerca de 100 apartamentos, chega a R$ 10 mil por ano auditado. Já a auditoria permanente, de caráter preventivo, tem custo mensal de R$ 1 mil, valor que compromete bem menos o orçamento do condomínio.

Fonte: http://www.segs.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...